
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seja no Brasil ou nos Estados Unidos, o início do ano é marcado pela organização dos documentos para a declaração de impostos. Se você, intercambista TM, trabalhou de maneira remunerada nos EUA durante o ano de 2020, está na hora de declarar seus impostos federais e estaduais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Data limite
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim como no ano passado, por conta da pandemia, o governo americano estendeu a data limite para a declaração. Neste ano, o prazo, que antes era 15 de abril, foi estendido para 17 de maio. Boa notícia, não é? Mas é bom se adiantar, pois o processo precisa ser feito em duas partes: online e pelos Correios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O processo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para fazer a declaração como não residente, você precisará de alguns documentos pessoais e alguns documentos que o seu empregador fornecerá. Tenha em mãos o seu passaporte, DS-2019, Social Security Number e o número da sua conta bancária americana. Além disso, providencie o seu W-2.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O W2 (Wage and Tax Statement) mostra tudo que você recebeu enquanto trabalhava para seu empregador. Inclusive, é ele quem encaminha esse documento. Se você ainda não recebeu seu W2, entre em contato com seu empregador o quanto antes, pois ele é imprescindível para iniciar a sua declaração.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Documentos em mãos? Então aqui vai a nossa dica: a declaração de impostos é um processo burocrático e um tanto complicado de se fazer por conta própria. Pensando em te auxiliar nesse processo, contamos com um parceiro nos Estados Unidos para a declaração de impostos de não-residentes, a Sprintax. Crie agora uma conta e comece já sua declaração!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após o preenchimento dos dados, você descobrirá se vai precisar pagar impostos ou se receberá algum reembolso. Depois disso, será necessário imprimir suas declarações federais e estaduais, cópias do seu W-2 e o que mais for solicitado, assinar e enviar aos Estados Unidos pelos Correios. Mas não se preocupe: todo o passo a passo estará disponível no site da Sprintax.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Stimulus Check
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Primeiro de tudo, vamos contextualizar: a declaração de impostos é feita por todos que trabalharam legalmente nos Estados Unidos durante um ano fiscal, sejam eles residentes e não-residentes, como é o caso dos intercambistas. Mas atenção: a declaração não é igual! Residentes e não-residentes preenchem formulários diferentes no momento da declaração.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O governo americano, durante o período de pandemia, forneceu aos seus cidadãos e residentes o stimulus check, que é um pagamento semelhante ao auxílio emergencial no Brasil. A fonte de beneficiários usada foi o banco de dados da declaração de impostos do ano de 2019. Ou seja, todos que fizeram a declaração de impostos como cidadãos americanos ou residentes permanentes no país, receberam o pagamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitos intercambistas haviam feito a declaração de impostos utilizando o formulários de residentes, e por isso, receberam o check e precisam fazer a devolução. Então, se por engano você declarou em anos anteriores como residente, e recebeu o stimulus check, ainda dá tempo de corrigir sua declaração. Faça isso para não ter problemas com o governo americano!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembre-se: estar com as suas obrigações fiscais em dia facilita a avaliação em processos de visto futuros. Não permita-se ficar com problemas com o governo americano, portanto declare seus impostos e regularize a sua situação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ficou com alguma dúvida? Fale com um consultor especializado TravelMate!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#travelmate #intercambio #declaracaodeimpostos #impostosamericanos #workandtravel
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀