Fazer um intercâmbio é o objetivo de muitos estudantes que desejam conhecer novas culturas e querem ter diferentes oportunidades profissionais. Toda especialização é bem-vinda no currículo, sim, mas estudar fora do país é um diferencial. Contudo, um dos empecilhos na hora de tentar uma vaga em universidades estrangeiras é o valor. 

Pensando nisso, muitas universidades oferecem bolsas de estudos para estudantes internacionais, pois essa é uma forma de promover a diversidade dentro do campus e o intercâmbio cultural entre os alunos. Mas, na hora de conceder uma bolsa, as instituições levam em consideração alguns critérios. Saiba agora quais são e descubra como conseguir uma bolsa de estudos!

 

  • Notas

Para selecionar os bolsistas, as universidades levam em consideração o histórico escolar e o rendimento acadêmico dos estudantes. Algumas instituições são rigorosas e não aceitam estudantes com médias abaixo de 8, portanto, capriche!

 

  • Esportes

Os estudantes que praticam esportes profissionalmente ou são atletas, podem concorrer a uma bolsa de estudos esportiva. Essa é outra modalidade de bolsa muito popular, e é necessário que o estudante demonstre uma qualificação alta no esporte escolhido.

 

  • Idioma

Muitas universidades só aceitam aplicações de estudantes que tenham nível avançado do idioma do país. Saber falar inglês é importante, mas em países como a Alemanha, por exemplo, é necessário saber alemão também. Cada idioma tem exames próprios, como o TOEFL e IELTS para o inglês, DELE para espanhol e o Test-Daf para o alemão.

 

  • Extras

Atividades extracurriculares são muito analisadas, como aulas de artes, teatro, música, redação, além de uma carta de recomendação escrita por um professor ou supervisor. Além disso, cursos prévios, currículo, portfólio e até atividades voluntárias somam pontos para a concessão de uma bolsa de estudos.

 

Ou seja, o estudante é avaliado por completo! Por isso, é preciso se esforçar e se planejar financeiramente e academicamente também. Quanto mais qualificado você for, maiores são as suas chances de conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade estrangeira. Estudar fora do país não é um sonho distante, e sim um objetivo que pode ser realizado com planejamento!

Quer saber quais são suas reais chances de conseguir uma bolsa universitária no exterior? Entre em contato com a TravelMate

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio