Doe seu tempo para quem mais precisa

Os programas de trabalho voluntário da Travelmate permitem que brasileiros participem de projetos sociais, ambientais e conservacionistas na África do Sul, Namíbia e Botswana. Além de ser uma experiência de vida inesquecível, oferecer seu tempo para ajudar um projeto capaz de transformar uma comunidade é uma oportunidade de aprender a cultura e aprimorar o idioma do país. Cada vez mais as empresas valorizam vivências como essa e, por isso, o intercâmbio de trabalho voluntário pode se tornar, além de um meio de crescimento pessoal, um diferencial importante no currículo.

Características

PaísÁfrica do Sul, Namíbia ou Botswana
IdiomaInglês e Africâner
MoedaRand ou Pula

Pré-requisitos

  • Ter 18 anos completos
  • Ter nível intermediário de inglês
  • Ser flexível, adaptável e dedicado
  • Ter vontade de ajudar o próximo e promover um bem maior

Datas e duração

Os programas de voluntariado têm duração mínima de 2 semanas em sua grande maioria, mas alguns projetos podem ter uma duração mínima superior.

Acomodação, alimentação e transporte:

A acomodação está inclusa nos valores dos projetos. O tipo de acomodação varia de projeto para projeto, sendo assim, o estudante poderá se hospedar em uma casa de família, ou ainda dividir um quarto em um alojamento. Na grande maioria dos projetos, a acomodação é em quarto compartilhado com outros voluntários de diferentes nacionalidades. Nos projetos mais distantes e de conservação ambiental, a acomodação do voluntário poderá ser em uma tenda.

Já a alimentação e o transporte podem estar incluídos ou não, dependendo do projeto escolhido.

Modalidades

Projetos sociais

A TravelMATE acredita no poder do engajamento social e, por isso, trabalha com diversos projetos nessa área na África do Sul, Namíbia, Botswana, Índia, Nepal, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã. Mas, afinal, quais são os projetos sociais?

Eles estão relacionados com o desenvolvimento de atividades que envolvam, direta ou indiretamente, uma determinada comunidade. Projetos com crianças em abrigos, orfanatos, escolas ou hospitais, que auxiliam no cuidado com pessoas portadoras de necessidades especiais ou que trabalhem a educação e o empoderamento feminino são alguns deles.

Projetos ambientais e de conservação

Nesta categoria, estão os famosos voluntariados com animais ou que envolvem o meio ambiente. Você pode ajudar em um abrigo de animais domésticos resgatados, em um centro de conservação de animais selvagens, pode ajudar em um centro de preservação da vida marinha ou ajudar na conscientização da população local por meio de palestras e divulgações.

Vantagens

  • Experiência internacional
  • Upgrade no currículo
  • Flexibilidade e adaptabilidade
  • Prática e melhoria do inglês
  • Fazer a diferença e ajudar a melhorar o mundo
  • Prática da empatia
  • Desenvolvimento pessoal e profissional
  • Baixo custo de manutenção

Projetos

Hout Bay Children’s Programmes

Community Children’s Project

Jefrey’s Bay Kindergarten

Ocean Conservation

African Cat Sanctuary

Ainda tem dúvidas?

Step by Step

Escolha do projeto

A primeira etapa para ser um voluntário é escolher em nosso portfólio qual o país e o projeto que você mais se identifica.

Avaliação de inglês + inscrição

Após a escolha do país e projeto que você pretende realizar, você deve agendar sua avaliação do nível de inglês para verificarmos se é compatível com o exigido pelo projeto e se há disponibilidade para a data escolhida por você!

Entrega de documentos

Etapa na qual você irá entregar seus documentos pessoais e os documentos necessários para participar do programa. Normalmente é necessário enviar um CV, carta de intenção, application e cópia do passaporte.

Recebimento da confirmação de aceitação

Oficialização da sua inscrição para o projeto que escolheu e documentos necessários para aplicação do visto – caso seja necessário.

Orientação pré-embarque

Algumas semanas antes do seu embarque você participará da orientação pré-embarque promovida pela TravelMATE.

Embarque

Com toda documentação, passagens e visto em mãos, chegou a hora de embarcar na melhor experiência da sua vida!

Principais questões

Posso escolher o projeto que quero fazer?

Sim, você pode escolher dentre os disponíveis em nosso portfólio.

Posso fazer curso de inglês e voluntariado ao mesmo tempo?

Sim, desde que seja na Cidade do Cabo, na África do Sul. Alguns projetos podem ser combinados com curso de inglês.

Qual a duração máxima dos projetos?

Isso depende de cada projeto. Normalmente variam de 2 a 12 semanas.

Qual a idade mínima permitida?

A partir de 18 anos.

É necessário apresentar experiência prévia como professor, na área de saúde, etc?

Não. Você será colocado para ajudar no projeto escolhido de acordo com suas experiências e habilidades. Por exemplo, caso você queira fazer o Medical Project não precisará ser médico ou ter formação relacionada com saúde. Você poderá atuar na recepção, cadastro dos pacientes, encaminhamento para o médico especialista, etc.

É necessário aplicar algum tipo de visto ou tomar alguma vacina?

Isso dependerá do país escolhido e tempo de permanência no projeto. Na África do Sul, por exemplo, não é necessário solicitar visto para permanência de até 12 semanas.
É necessária a vacina contra a febre amarela com certificado internacional de vacinação emitido pela ANVISA.

Quantas horas por dia trabalharei como voluntário?

Normalmente 8h por dia, de segunda a sexta feira e finais de semanas livres.

Posso realizar atividades de lazer enquanto estou no projeto?

Sim, inclusive nossos parceiros nos países em que oferecemos voluntariado organizam passeios e excursões durante os finais de semana.

Quais são as modalidades de voluntariado?

Os projetos, são divididos, em geral, entre sociais, ambientais e de conservação. Entre os projetos sociais, estão trabalhos com crianças carentes em escolas, orfanatos e hospitais, com idosos em hospitais ou casas de repouso e também com pessoas em situação de vulnerabilidade. Também existem projetos de educação para adultos e empoderamento feminino.

Já entre os projetos ambientais e de conservação, o voluntário poderá trabalhar tanto em contato com os animais, ajudando na alimentação, manutenção e limpeza do ambiente ou em projetos que buscam a conscientização da população quanto ao cuidado com os animais e o meio ambiente.

Preciso pagar para trabalhar?

Você não vai pagar para prestar seus serviços, mas precisará pagar pela sua moradia, alimentação, transporte e outros itens que fará uso durante sua estadia no projeto. Além disso, muitos projetos já incluem neste valor uma doação, para que eles possam manter a estrutura do projeto em funcionamento

Veja a Opinião de quem já foi

O seu intercâmbio
começa aqui

Vamos planejar o seu intercâmbio?
A sua experiência é a nossa experiência.
Preencha o formulário e um consultor entrará em contato em 1 dia útil.