Faça seu ensino médio no exterior como nos filmes

High School é um programa de intercâmbio em que o estudante tem a oportunidade de cursar um semestre ou um ano letivo em uma escola de ensino médio em outro país. Viver como um estudante local numa casa de família ou residência estudantil, aperfeiçoar uma língua estrangeira, fazer amizades de vários lugares do mundo, ter acesso a currículos acadêmicos diferentes, conquistar independência e maturidade são apenas algumas das possibilidades proporcionadas por este intercâmbio.

Onde você pode fazer seu high school

Estados Unidos

Canadá

Irlanda

Inglaterra

Austrália

Nova Zelândia

Alemanha

Escandinávia

França

África do Sul

Pré-requisitos

  • Idade: entre 14 e 18 anos
  • Estar cursando o ensino médio*
  • Nível intermediário do idioma do país escolhido

* Em determinados programas, estudantes que terminam o ensino médio em dezembro, poderão participar do programa de um semestre com início em janeiro, desde que ainda não tenham 18 anos na data do embarque.

Datas e duração

O high school tem duração de, geralmente, um ou dois semestres letivos, com início no primeiro semestre entre janeiro e fevereiro ou no segundo semestre entre julho e setembro, de acordo com o calendário acadêmico de cada país.

Como cada escola e/ou distrito escolar oferece vagas limitadas para estrangeiros, assim como datas limite para inscrição, o ideal é iniciar o processo com antecedência mínima de 4 a 6 meses do embarque previsto.

Existe também a possibilidade de extensão ao término do programa, assim como a oportunidade de cursar todo ensino médio no exterior de acordo com as regras de cada escola e da imigração de cada país.

Acomodação

Na maioria dos casos, a hospedagem acontece em casas de famílias que acolhem o estudante como sendo seu próprio filho, participando de sua vida cotidiana. Essas famílias são entrevistadas e selecionadas pela empresa parceira no país de destino.

A escolha das famílias é feita a partir de padrões previamente determinados, condições da residência, análise dos antecedentes criminais das pessoas que moram na residência, interesse e disposição identificada na família para receber um intercambista. A estrutura familiar pode variar entre casais com ou sem filhos, pais separados ou somente uma mãe com ou sem filhos. Variedade étnica, religião e posição social também fazem parte do universo de famílias estrangeiras que abrem suas portas para estudantes internacionais.

Nas Boarding Schools, escolas particulares em regime de internato, o estudante fica hospedado em residências estudantis no campus ou nas redondezas da escola, nas quais o estudante sempre tem direito a pensão completa e vive sob tutela dos dorm parents, como são chamados os pais que orientam e cuidam desses estudantes.

Parceiros no exterior

A TM trabalha com diversos parceiros internacionais que são selecionados cuidadosamente, no intuito de obter e oferecer os melhores serviços com a máxima credibilidade e segurança.

As empresas parceiras no exterior dispõem de estruturas eficientes que recrutam e selecionam famílias e escolas hospedeiras, promovem encontros de treinamento e diversão para as famílias e os estudantes, assim como acompanham e dão suporte a cada estudante durante todo o intercâmbio.

Revalidação do ano letivo

A TravelMate se encarrega, junto ao parceiro no exterior, em fazer a legalização ou apostilamento dos documentos e histórico escolar do estudante. Cabe à escola onde o estudante voltará a estudar ou à Secretaria de Educação da sua cidade informar ao estudante as regras para a revalidação dos estudos, assim como emiti-la ou não. Por isso, é importante que o estudante sempre faça essa verificação antes de se inscrever.

WorkShop TravelMate

A TM oferece extensa preparação para a sua viagem antes de seu embarque. Os nossos workshops contam com a participação dos estudantes inscritos, assim como ex-intercambistas, psicóloga e consultores de intercâmbio com vasta experiência em educação internacional. Expectativas, oportunidades, dificuldades, vivência com pessoas e costumes de outro país, currículo acadêmico e regras de conduta são apenas alguns dos itens discutidos durante os encontros de treinamento, visando preparar estudantes e familiares para que possam resolver da melhor forma possível as surpresas e novidades do intercâmbio.

Ainda tem dúvidas?

Step by Step

Atendimento personalizado

Nossos consultores especializados irão ajudar o estudante e a família a entenderem todo o processo, com as regras, direitos, deveres, assim como escolher o melhor destino para o estudante.

Inscrição

O estudante e os responsáveis fecham o contrato com a TravelMate e iniciam o preenchimento do application, que será enviado para o parceiro no exterior.

Orientações

O estudante participa de três orientações antes de embarcar, feitas pela gerente do programa e a psicóloga parceira da TM.

Placement

Nesta etapa, ocorre a chegada do placement do estudante, que são os detalhes da família hospedeira e da escola onde o intercambista vai estudar. Nesta etapa, também, acontece a compra das passagens.

Visto e embarque

O estudante receberá orientação e todos os documentos obrigatórios para aplicar para seu visto de estudante. Após a chegada do visto, o estudante se prepara para o embarque.

Acompanhamento contínuo

Nós, juntamente com os parceiros no exterior, continuamos acompanhando o estudante durante todo o período do intercâmbio.

Retorno ao Brasil e entrega dos documentos legalizados

Após o retorno do intercambista ao Brasil, o estudante e família receberão os documentos legalizados e poderão prosseguir com a revalidação dos estudos.

Principais questões

O que devo considerar para escolher meu destino?

Você deve levar em consideração, muito mais que o clima e o desejo de conhecer um novo país em específico, quais as duas aptidões e interesses, quais as características do sistema educacional mais te interessam e, claro, lembrando que você sempre poderá contar com os nossos consultores, que são treinados para poder apontar e sugerir destinos que combinem com cada perfil de intercambista.

Posso fazer o High School após terminar o ensino médio no Brasil?

Alguns países aceitam que o estudante embarque após terminar o ensino médio aqui, outros não. Conte com o apoio do seu consultor para apresentar as possibilidades adequadas para o seu perfil.

Minha família brasileira pode me visitar durante o intercâmbio?

Em alguns destinos, isso é possível, mas em outros, é proibido.

É necessário receber um estrangeiro?

Não é preciso hospedar um estudante de outro país para fazer o programa.

Posso fazer o high school junto com um amigo do Brasil?

O intercâmbio pode ser considerado uma excelente oportunidade para que você possa fazer novos amigos de diversos lugares do mundo. Porém, alguns destinos permitem que você more na mesma cidade ou até estude na mesma escola que um amigo brasileiro.

Posso morar dentro de uma escola, ao invés de morar com uma família hospedeira?

Sim! Existem escolas privadas chamadas de Boarding Schools, onde o estudante pode morar dentro do campus da escola ou em casas nos arredores.

Veja a opinião de quem já foi

O seu intercâmbio
começa aqui

Vamos planejar o seu intercâmbio?
A sua experiência é a nossa experiência.
Preencha o formulário e um consultor entrará em contato em 1 dia útil.