Hoje o papo é com você que está buscando um curso superior em Portugal: você sabia que, além de estudar em Portugal, você pode fazer uma parte do seu curso em outro país da Europa? Conheça o programa ERASMUS – European Region Action Scheme for the Mobility of University Students, um programa de bolsas de estudo que vai te proporcionar experiências para vida toda! 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nossa parceira Andrea Almodovas, da TM Portugal, tem experiência com mates que buscam o ERASMUS. O país é um dos destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros, que já representam cerca de 30% dos estrangeiros nas universidades portuguesas. Os dados são do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Andrea explica que o ERASMUS possibilita que o estudante curse um período de seu curso de graduação ou mestrado (no caso do ERASMUS+) em um país da União Europeia. “Essa modalidade é muito legal porque o estudante pode vivenciar duas experiências diferentes: um intercâmbio cultural e um intercâmbio de estudos também”, explica.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Saiba mais sobre o ERASMUS

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Você pode estudar durante um ano na Europa em até dois países diferentes;
  • As matérias cursadas durante o intercâmbio serão validadas;
  • Você pode receber uma bolsa de estudos durante o intercâmbio;
  • Suas notas no último período do curso serão avaliadas;
  • A proficiência do idioma varia de acordo com a universidade escolhida.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma informação importante é que depois do Brexit, o Reino Unido não faz mais parte do ERASMUS. Contudo, ainda existe uma lista extensa de países da União Europeia que participam.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma super oportunidade, né? Essa experiência, além de ser ótima para o seu currículo, também vai te transformar como pessoa. Acredite! E ainda dá tempo de embarcar em 2021, viu? Tire todas as suas dúvidas com nossos consultores TM e comece a planejar agora mesmo seu ensino superior fora do país.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Textos relacionados

Já pensou em estudar em Portugal usando a nota do ENEM?

Estude nas melhores instituições de ensino superior do mundo com a TM

Fronteiras: com a vacina, como fica essa situação?

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio