Por que Seul é o próximo destino do seu intercâmbio
Mesmo não sendo um destino altamente disputado pelos futuros intercambistas, a Coréia do Sul reúne atrações interessantíssimas para quem busca uma viagem um tanto quanto exótica. E adiante, você verá que não há motivos para deixar o país de fora das possíveis opções para o seu intercâmbio. A bagagem que a Coréia do Sul, e precisamente, Seul, a sua capital, pode deixar na vida de qualquer intercambista é imensurável, considerando a diversidade cultural, lugares, costumes e principalmente modos de viver, bastante diferente do que estamos acostumados.
É importante lembrar a qualquer estudante, que o Governo da Coréia do Sul leva a educação muito a sério. Sendo um país marcado pela alta competitividade, o setor educacional é um dos escolhidos para grandes investimentos governamentais, e tendo em vista um bom desenvolvimento econômico nacional, a educação está bastante ligada ao avanço digital. Não é pra menos: a Coréia do Sul de hoje, é altamente reconhecida pela tecnologia, traduzida principalmente em produtos eletrônicos e marcas de carros com bastante representatividade mundial. Para aqueles que já estudaram na Coréia do Sul, é unanimidade que os coreanos são educados e dedicados, e o país altamente tecnológico e muito seguro.
A melhor parte disso tudo, para nós brasileiros, é o fato de que os beneficiados por esse incentivo educacional não se restringe apenas aos cidadãos coreanos, mas também, aos cidadãos das “nações parceiras”, como felizmente, é o caso do Brasil.
Outro ponto positivo em fazer intercâmbio na Coréia do Sul é que o país vem em constante crescimento e se mantém presente, mesmo que indiretamente, no dia a dia de milhares de pessoas mundo afora, considerando os importantes produtos tecnológicos produzidos por lá.
Seul, sua capital, é um lugar especial com características das mais encantadoras e vibrantes metrópoles mundiais, como Nova York, e sabe equilibrar muito bem dois importantes quesitos: tradições antigas e modernidade. Seul, definitivamente, é uma cidade que nunca dorme. A vida noturna é bastante agitada, com inúmeros bares, restaurantes, karaokês e cafés que nunca fecham para você passar o tempo. Conhecer os principais pontos turísticos da cidade requer um passeio ao Palácio Changdeokgung, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, ao tradicional bairro de Bukchon, e uma caminhada entre a multidão que vem e vai na região de Dongdaemun, com seus shopping que ficam abertos 24 horas.
Seul, ainda, é conhecida como um digno “laboratório da moda”. O fascínio pela estética e pelo mundo da moda estão bastante presentes na dinâmica não só da cidade, como no país como um todo. Mais uma vez citando Dongdaemun como exemplo, revela-se o exemplo mais claro que o quesito moda, estética e excentricidade fazem parte do dia a dia dos sul-coreanos, bem representado pelo edifício Dongdaemun Design Plaza, projetado pela equipe do tão respeitado escritório de Zaha Hadid em parceria com o estúdio Samoo. Inaugurado em 2014, o edifício atua como um complexo multicultural, representando a maior área comercial da Coréia do Sul, abrigando mais de 25 shoppings e aproximadamente 30.000 lojas. Mesmo que o complexo seja um atrativo por si só, ainda existem dois grandes eventos. Nos meses de março e outubro acontece a Semana da Moda. Imperdível!
Agora, se você é um adepto à belas praias, mergulhar em um intercâmbio em Seul não será má escolha. As belas praias de Yeosu e Busan formam um litoral repleto de ilhas e campos floridos. Para os mais aventureiros, a belíssima cadeia de montanhas Taebaek cai como uma luva. É lá que está o Parque Nacional Seoraksan, um lugar lindo e tranquilo para desfrutar à vontade de uma natureza belíssima.
Como todo lugar possui a sua culinária típica, em Seul, você não pode deixar de saborear o mais coreano de todos os pratos conhecido como “Kimchi”, um condimento típico feito a base de acelga. Mas de forma mais abrangente, a culinária tenra e apimentada é uma das principais características locais. Representando um bom e velho país do extremo oriente, a culinária é saudável baseada em grãos, legumes, vegetais, peixes, frutos do mar. E sobre a carne de cachorro, é mito ou é verdade? Sim, eles comem, mas é uma parcela pequena da população. Os pratos mais comuns da Coréia continuam sendo iguarias como o Bibimbap e o Naengmyoen, que nada mais são que uma tigela com arroz, legumes, carne e ovo, e macarrão gelatinoso, respectivamente.
O fuso horário é uma outra curiosidade da Coréia em relação ao Brasil. A diferença é grande: 12 horas à frente em relação ao Brasil.
E já que estamos falando de Coréia, não há como deixar de lado a febre do som K-pop, tradicional música pop coreana que mistura influências do pop, hip hop, rock e R&B. Se o som te atrai, há muito o que curtir entre amigos.
Se animou em fazer um intercâmbio pra lá de diferente? Seul definitivamente é uma excelente opção! Entre em contato com a Travelmate e dê o primeiro passo para viver essa incrível experiência.