Fazer uma faculdade no exterior não é algo distante da sua realidade, pode acreditar! Apesar de demandar planejamento, as agências tem facilitado cada vez mais o processo. Neste momento, muitos detalhes devem ser levados em conta, como por exemplo seu objetivo pessoal, destino (e regras do país escolhido) e os pré-requisitos. Afinal, como fazer uma faculdade no exterior?
Benefícios 
Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualificação no exterior é um grande diferencial para avançar na carreira. Isso sem contar o contato com uma nova cultura, o desenvolvimento pessoal e as amizades.
Ao escolher uma graduação no exterior você também poderá ter contato com diferentes matérias e grades, inclusive escolhendo algumas áreas de maior afinidade. Com laboratórios e estrutura diferenciada, o intercambista terá a chance de conviver com estudantes de outras nacionalidades, ampliando sua visão de mundo e capacidade de adaptação.
Para te ajudar a realizar a faculdade no exterior, separamos algumas dicas para você que sonha em fazer o intercâmbio para aprimorar os estudos. Confira!
Destino e suas regras
Nos outros países, o ano letivo começa em épocas diferentes do que aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, inicia em agosto. Pode parecer simples, mas é um fator que irá impactar diretamente no seu planejamento. Por isso, o ideal é procurar e pesquisar seu destino com antecedência, caso você precise organizar com a sua finalização dos estudos do ensino médio, além de precisar ir atrás dos documentos.
Ajuda especializada
As exigências para fazer uma faculdade no exterior irão variar de acordo com o país, instituição e curso superior escolhidos. Cada instituição tem suas peculiaridades, e é preciso estar atento a essas medidas.
Por isso, é essencial ter o acompanhamento de uma agência especializada para garantir que saia tudo conforme o esperado. Se o seu destino é os Estados Unidos, por exemplo, você precisará do currículo vitae atualizado, o histórico escolar e o exame de proficiência em inglês, por meio do TOEFL ou IELTS.
Passo a passo com a Travelmate
Após escolher seu destino e ter uma ideia prévia da documentação necessária, você deve procurar uma agência de viagens para a entrevista inicial. Aqui na Travelmate, por exemplo, nossos consultores irão lhe ajudar a identificar suas preferências acadêmicas, ambições profissionais, ajustar o orçamento e definir a cidade de destino. Com essa conversa inicial, você preencherá um formulário e seu perfil será analisado.
Mas, preciso procurar cada serviço separadamente? Não. E por isso a importância de encontrar a assessoria especializada. A agência irá oferecer todo o suporte e fará as contratações conforme o que foi alinhado com o intercambista. Depois, chega o momento de entregar a documentação, que será seguido da matrícula na instituição escolhida. E, após isso, tirar o visto consular.
Viu só como é fácil? Pode ser ainda mais com a nossa ajuda. Entre em contato conosco para realizar seu sonho! Contamos com consultores especializados para lhe dar toda a assessoria para o Higher Education. Conheça os destinos e as universidades nas quais você pode estudar.