Viajar é um momento único, isso não há como negar. Nossos mates estão aí para contar suas aventuras e como essa experiência os transformou profundamente. Ainda mais quando se é mulher. Ser mulher é ser desafiada todos os dias. É correr atrás dos seus sonhos – e realizá-los! Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira de Intercâmbio (ABIPE), 60% dos brasileiros que buscam fazer um intercâmbio são mulheres. Dentre elas, a grande maioria prefere viajar sozinha. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Muitas dessas mulheres que preferem viajar sozinhas deixam suas famílias por algumas semanas ou meses, para investirem em si mesmas e viverem novas aventuras, como foi o caso da empresária Rozemar Lucas Dávi, de Chapecó, Santa Catarina. Ela viajou com a TravelMate para Londres e curtiu seis semanas na terra da Rainha.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Fui a Londres em agosto de 2018. Na época eu estava com 63 anos de idade. Frequentei uma escola de inglês por quatro semanas e aproveitei mais duas semanas para passear. Meu objetivo principal foi estudar inglês, mas em uma experiência dessas o leque de oportunidades que se abre é muito grande”, compartilha Roze. Antes de viajar, a chapecoense pensou “vou tentar fazer amizades diferentes e praticar ao máximo meu inglês”. Para sua surpresa, no primeiro dia de aula, ainda no caminho da escola, encontrou duas brasileiras e, segundo ela, a amizade continua até hoje!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Viajar é se aventurar

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em uma pesquisa de 2019 do site Booking.com, os entrevistados afirmaram que mulheres que viajam sozinhas são independentes, aventureiras, seguras de si e corajosas. Roze se encaixa em todos esses adjetivos. Entre suas aventuras em Londres, uma delas a marcou muito. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Gosto bastante de futebol, então resolvi ver o jogo do Chelsea, e como não havia mais ingressos online, então fui até o estádio Stamford Bridge. Acontece que eu deveria trocar a linha de metrô no meio do caminho, mas não o fiz. Quando desembarquei estava em um lugar muito sinistro e já era quase final de tarde, deu aquele friozinho na barriga. Eu tinha que resolver a situação, fui até um pub e, chegando lá, havia uma atendente muito jovem e super solícita. Ela literalmente desenhou o caminho que eu deveria fazer. Deu tudo certo e eu desci em uma estação em frente ao estádio”, relembra.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Depois desse momento, Roze se sentiu mais confiante e continuou a explorar a cidade. O jogo do Chelsea era de dia, mas ela também foi em um jogo do Manchester, só que a noite. “Um dia antes, ainda durante a tarde, fiz o reconhecimento do território. Fiz o caminho que percorreria à noite. Isso me deu segurança”. Essa é uma dica importante para mulheres que pretendem viajar sozinhas. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Além de ter aproveitado as aulas, ela também desfrutou da cultura local. Foi ao teatro, museus, pontos turísticos e passeou pelos bairros. Cada dia um diferente – e tudo de metrô! Um exercício simples que contribuiu muito para aumentar sua confiança. “Com certeza pretendo repetir esta experiência, seja solo ou acompanhada, é inesquecível e enriquecedora”, finaliza Roze.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ser uma mulher viajando sozinha é desafiador, mas se você tem vontade de viver essa experiência, comece aos poucos. Confira algumas dicas que separamos para te auxiliar nesse processo: 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Comece fazendo viagens no estilo bate-volta
  • Converse com mulheres que já viajaram sozinhas e pergunte sobre a experiência delas
  • Explore lugares diferentes dentro da sua cidade para criar confiança
  • Organize viagens curtas e veja como sua organização funciona
  • Procure uma assessoria de viagens segura e experiente⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Aqui na TravelMate temos muito orgulho das nossas mates que se desafiam e buscam aprender mais sobre si mesmas viajando. Se você tem o desejo de viajar sozinha, converse com um consultor da TM e saiba mais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Lembre-se que ninguém é melhor que você mesma para tomar decisões sobre a sua própria vida. Você pode tudo, mulher! 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

#travelmate #intercambio #depoimento #viajarsozinha 

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio