Você já deve ter ouvido falar que viajar para o exterior é a melhor maneira de aprender outro idioma. Pois bem, isso é uma grande verdade, mas, quando alguém começa a pensar sobre isso, rola aquele conflito interno: ao mesmo tempo que você quer, você tem alguns receios: “Será que vale mesmo o investimento? Eu vou conseguir aproveitar? Qual é o melhor intercâmbio para aprender inglês?” 

Isso tudo é muito compreensível, já que você tem medo de se dedicar para que isso aconteça, e, no final das contas, não ter aquele retorno que esperava. A boa notícia é que nós vamos te ajudar a encontrar essas respostas no conteúdo de hoje, e vamos te apresentar várias das possibilidades existentes. Se você tiver um direcionamento de quem entende de intercâmbio de verdade, certamente vai poder aproveitar ao máximo essa experiência incrível. Boa leitura! 

Por que fazer um intercâmbio para aprender inglês? 

O principal motivo, sem dúvidas, é o fato de você ficar T-O-T-A-L-M-E-N-T-E imerso na cultura do país escolhido.

Vamos supor que você, depois de muito pesquisar, definiu que a Austrália é o local certo para se aventurar. Você vai viver, de forma intensa, toda a cultura dos australianos. Seus costumes, seus hábitos, o modo como vivem e encaram as mais diversas tarefas do dia a dia. Mas a vida deles acontece em inglês, não é mesmo?  Afinal, esse é o idioma oficial do país. Então, até as coisas mais simples, como comprar o pão quentinho do café da manhã, por exemplo, serão feitas em inglês, ou seja, qualquer comunicação sua, por mais corriqueira que seja, terá de ser feita em um idioma que não é o seu

É claro que você vai ter contato com brasileiros durante o seu intercâmbio, pois é fato que nós estamos presentes pelo mundo inteiro. Mas, de um modo geral, você “obrigatoriamente” terá que se comunicar em outra língua, e isso, por si só, já vai fazer com que você pratique muito o inglês. 

Durante a sua estadia, você terá contato com pessoas de diversos cantos do mundo, além da população local. Isso quer dizer que, sendo o inglês a língua universal, é de se imaginar que será nesse idioma que vocês irão se comunicar. Seus professores irão ensinar em inglês, seus colegas vão se relacionar em inglês e os próprios funcionários da instituição passarão todas as orientações em inglês. Então, mesmo que você não queira ou que tenha vergonha, você vai ter que sair da zona de conforto e se comunicar nesse idioma. 

Então, mesmo que você tenha receio de não aprender, como foi citado lá em cima, vai ser só questão de tempo para você se acostumar e tratar isso com naturalidade. Mas, é claro que as diferentes opções que você tem podem colaborar para que você extraia ainda mais todos os aprendizados possíveis dessa experiência. 

Quais são os tipos de intercâmbio para aprender inglês?

 

Existem várias possibilidades com diferentes abordagens, destinos e tempo de duração. Nós vamos apresentar cada uma delas para que você entenda melhor sobre as oportunidades disponíveis aqui na TravelMATE: 

 

Cursos de idiomas

Os cursos de idiomas no exterior são desenvolvidos para que os estudantes estrangeiros (de diferentes nacionalidades) possam aprender uma outra língua. Cada pessoa possui uma familiaridade maior ou menor com o inglês, e, por isso, as instituições aceitam estudantes de todos os níveis e possuem métodos específicos para que se possa aprender de forma rápida, sem que se perca a qualidade de ensino. Alguns destinos disponíveis para esse tipo de curso são: 

 

 

A duração do intercâmbio para aprender inglês pode variar de acordo com o destino e a escola escolhida, assim como as regras e exigências para aplicação do visto. Vale dar uma olhada em cada uma das possibilidades para descobrir qual irá atender mais a sua necessidade atual. Mas, de um modo geral, o tempo mínimo é de 2 semanas de curso

Teen Program

Essa modalidade também é conhecida como Summer Camps ou Winter Camps. É voltado especialmente para crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos e tem duração que varia entre 2 e 4 semanas. Nessa experiência, os jovens aprendem o idioma ao mesmo tempo que se divertem nas diversas atividades disponíveis. Por serem programas que acontecem durante as férias escolares, não atrapalham de forma alguma o ano letivo, muito pelo contrário, apenas agregam ainda mais conhecimento e vivência. A TravelMate possui intercâmbios nessa modalidade em grupo no Canadá e na Inglaterra, e o melhor de tudo é que os intercambistas contam com acompanhamento de um guia TM durante toda a viagem.

 

Idioma + Atividades

Nesse tipo de intercâmbio, é possível combinar as aulas com atividades que sejam de interesse do estudante. Essa integração varia de acordo com o destino, com a escola escolhida, com a idade e o nível de conhecimento do idioma.  

 

Study&Work

Essa é uma excelente opção para quem pretende aprender inglês e ainda ter uma oportunidade de trabalho. É uma maneira muito interessante de praticar o idioma, pois o aluno pode extrair todos os ensinamentos das aulas e colocar em prática durante o período que estiver trabalhando. É como se uma situação complementasse a outra: a teoria e a prática. 

 

Esse intercâmbio é uma das modalidades consideradas de longa duração, pois o tempo mínimo de permanência em outro país é de 12 semanas, diferentemente das outras modalidades, que você pode ficar menos tempo no destino escolhido. Arriscamos a dizer que essa seja a experiência de intercâmbio mais completa, já que é possível se aprofundar ainda mais na cultura local, e, de quebra, o salário recebido ajuda a custear as despesas da viagem.

 

Os destinos disponíveis são: 

 

Como definir a melhor opção para mim? 

 

Isso realmente é bem particular, mas nós podemos te ajudar a identificar qual desses programas de intercâmbio para aprender inglês seria o mais interessante, de acordo com o seu perfil, necessidade, realidade e expectativa. Para isso, nós precisamos conhecer um pouco mais sobre você, sobre seus gostos e preferências, o quanto você já tem domínio – ou não – do idioma e o que realmente você espera dessa experiência única. 

Além disso, você pode ficar muito tranquilo, pois todas as instituições que nós oferecemos, independentemente do destino, possuem uma alta qualidade de ensino e são reconhecidas pelos países onde estão localizadas. E mais: a TravelMATE também se preocupa muito com o suporte oferecido aos intercambistas, não somente nos momentos que antecedem a viagem, mas durante todo o período de permanência dos estudantes em outro país. Assim, sempre que você precisar de qualquer auxílio, vai poder continuar contando conosco.

Então converse com a gente e fale mais sobre o que você espera dessa experiência. Será um prazer conhecer mais sobre você e poder ser seu parceiro para te ajudar a viver os momentos mais incríveis de sua vida. 

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio