Por mais que seja praticamente unânime se pensar em uma única ilha quando nos referirmos as ilhas de Malta, ela é na verdade um arquipélago composto por 7 ilhas, sendo que 3 delas são habitadas. São elas: Malta (a mais popular de todas), Gozo e Comino (a menor dentre estas três). No entanto, falaremos mais sobre a ilha de Malta. Se você já imagina ela pequena, pode ser que não seja o suficiente. Malta é o menor país da União Europeia. Para se ter uma ideia, 5 Maltas cabem no território de Londres.
História e antiguidades não faltam quando o assunto é Malta. Um dos lugares mais isolados do Mediterrâneo, há teorias de que antigas civilizações tenham vivido em Malta desde o período Neolítico de 5000A.C. Prova desta história tão antiga são os chamados Monumentos Megalíticos de Malta, reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Eles se caracterizam por serem algumas das estruturas independentes mais antigas da terra. Outras obras que detém o título de Patrimônio Mundial são o Hipogeu De Hal Saflieni (um templo subterrâneo) e também a capital de Malta, a cidade de Valetta, que também carrega uma história de peso: foi a primeira cidade planejada da Europa, isso por volta de 1565. Em 2018, a capital vai viver o título conquistado de “Capital Europeia da Cultura” com diversos eventos, seminários interativos e até concertos de ópera.
Uma curiosidade ligada à singular paisagem de Malta é que por ser tão bela e histórica, acabou se tornando o cenário ideal para diversas produções cinematográficas de peso, como o filme “Gladiador” e “Troia”, sem falar da série “Game of Thrones”.
Outro fator que chama a atenção em Malta é a segurança: Os habitantes de lá costumam deixar as casas abertas ou até mesmo as chaves do carro na ignição. Outro hábito um pouco diferente do que acontece por aqui, é que os malteses começam o dia realmente cedo. Começando pelo sol, que nasce por volta das 5:00 da manhã, às 6:00 a maioria do comércio já está todo funcionando! No entanto, a maioria destas lojas fecham antes das 16:00 e o motivo principal é para evitar as fortes ondas de calor na parte da tarde no país.
Em Malta, a língua oficial é o Maltês e também o Inglês, que é tão falado quanto. Ultimamente, a ilha de Malta ganhou popularidade e disparou para as primeiras posições do ranking quando o assunto é os melhores destinos de viagem da Europa. As lindas águas azuis da ilha combinam com o clima, na maioria do tempo, quente. Se você não é muito fã de enfrentar aqueles frios europeus de rachar, aí vai uma boa notícia: O inverno de Malta não é tão rigoroso quanto costuma ser em alguns outros países do continente. Um ponto positivo, é que praticamente sempre, o sol está aí para esquentar.
Caso seu interesse por uma visita em Malta seja por trabalho, uma dica importante é que as ofertas de emprego se multiplicam na primavera e no verão, se comparado ao inverno, por exemplo. Para completar, o custo de vida é o mais barato dentre as cidades europeias. Você pode encontrar refeições de excelente qualidade a partir de 6 euros, quando a média nas outras cidades gira em torno de 12 euros.
Qualidades não faltam para descrever este lugar tão peculiar pertinho da Itália, que é Malta. Para saber mais e conhecer nossos pacotes para intercâmbio em Malta, clique aqui e fale com a Travelmate!