Restrições aumentam para impedir a propagação do coronavírus

 

Grupos de quatro ou mais pessoas capturadas em público pela polícia serão multadas em € 100 cada, sob a introdução de novas leis para aplicar medidas de distanciamento social do coronavírus.

A multa, que será introduzida por aviso legal, foi anunciada pelo ministro dos Assuntos Internos, Byron Camilleri, na segunda-feira.

Camilleri disse que todo o gabinete concordou com a nova medida, que reduz o tamanho dos grupos autorizados a se reunir em público em até três do limite anterior de cinco.

Famílias que fazem parte da mesma família são isentas e multas podem ser apeladas.

A polícia, que já tem autoridade para dispersar grupos de pessoas, agora também multará os infratores em 100 euros cada. Um grupo de seis pessoas, por exemplo, levará à emissão de seis multas de € 100. Anteriormente, a lei não incluía nenhuma medida punitiva.

As paradas de ônibus estão isentas dessa nova medida, no entanto, os passageiros precisam manter uma distância de dois metros um do outro. Os serviços Wi-Fi em locais públicos, como hortas comunitárias, serão desativados.

A cavalaria da polícia e os setores caninos vão explorar as áreas rurais na terça-feira para garantir que as pessoas não fiquem em grupos de quatro ou mais, acrescentou Camilleri.

Perguntado se o exército também seria preso, ele disse que a força policial poderia lidar atualmente, mas não excluiu a possibilidade no futuro.

O ministro alertou que as multas aumentarão se as pessoas não cooperarem.

Malta confirmou 156 casos de COVID-19, com cinco novos casos identificados no domingo.

Camilleri disse que o enfureceu ao ver grupos de pessoas se reunindo em locais públicos no domingo, desrespeitando os regulamentos introduzidos na semana passada.

“A maioria está cooperando. Mas precisamos legislar para impedir a minoria ”, afirmou.

“No momento, colocar-se em perigo significa colocar os outros em perigo e pôr em risco o nosso sistema de saúde”, disse ele.

Sunday Times de Malta informou que um plano de contingência para o surto de COVID-19 incluía medidas que aumentariam drasticamente a presença da polícia nas ruas e o possível fechamento de delegacias.

Partes do plano já estão sendo implementadas, com a polícia começando a instruir o público a arquivar quaisquer relatórios policiais remotamente a partir de quarta-feira.

 

https://timesofmalta.com/articles/view/watch-live-home-affairs-minister-announces-new-coronavirus-measures.782042

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio