Uma equipe de pesquisadores da Sunnybrook, da Universidade McMaster e da Universidade de Toronto, isolou o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), o agente responsável pelo tratamento surto de COVID-19.
Graças à colaboração ágil, a equipe conseguiu cultivar o vírus a partir de duas amostras clínicas em uma instalação de contenção de nível 3.
“Precisamos de ferramentas-chave para desenvolver soluções para essa pandemia. Embora a resposta imediata seja crucial, soluções de longo prazo vêm de pesquisas essenciais para esse novo vírus ”, disse Samira Mubareka , microbiologista e médica em doenças infecciosas de Sunnybrook.
O vírus isolado ajudará pesquisadores no Canadá e em todo o mundo a desenvolver melhores testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas e a entender melhor a biologia, evolução e derramamento clínico de SARS-CoV-2.
“Os pesquisadores dessas instituições de classe mundial se reuniram de maneira popular para isolar com sucesso o vírus em apenas algumas semanas”, disse o Dr. Rob Kozak, microbiologista clínico de Sunnybrook. “Isso demonstra as coisas surpreendentes que podem acontecer quando colaboramos”.
O Dr. Arinjay Banerjee, pós-doutorado do NSERC na Universidade McMaster, disse que sabe que a colaboração não vai parar por aí.
“Agora que isolamos o vírus SARS-CoV-2, podemos compartilhar isso com outros pesquisadores e continuar esse trabalho em equipe”, disse ele. “Quanto mais vírus são disponibilizados dessa maneira, mais podemos aprender, colaborar e compartilhar”.
Parabéns aos pesquisadores dessas três instituições canadenses: Dr. Samira Mubareka e Dr. Rob Kozak, de Sunnybrook e University of Toronto; Dr. Arinjay Banerjee e Dra. Karen Mossman da Universidade McMaster.
Com gratidão à equipe CL3 e aos Diretores de Biossegurança.