Intercâmbio sem sair de casa: Aposte nos cursos online

Uma novidade completamente diferente, que se tornou uma realidade após o início da pandemia. Ao contrário do que muitos pensam, essa oportunidade pode ser simples e econômica. Por isso, trazemos hoje o artigo intercâmbio sem sair de casa: aposte nos cursos online!

  

Mas como funciona? Quais são os pré-requisitos o dia a dia de aulas? Essas e muitas outras perguntas, nós respondemos nesse artigo. O curso online pode ser lecionado de diversos países, de acordo com a instituição contratada. O mais comum fica entre Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

  

Quais são os tipos de curso?

  

Intercâmbio sem sair de casa: Aposte nos cursos online

  

Antes de mais nada, é importante destacar que os cursos online mais comuns, são para aprender/desenvolver o idioma, e também curso do idioma para negócios. Escolas ao redor do mundo começaram a realizar cursos online, que acontecem ao vivo, com diferentes fusos, para atender as distintas demandas ao redor do globo.

  

Existem diversas possibilidades de carga horária, desde estudando apenas aos finais de semana, em um dia por 5 horas, até cargas bem intensivas, estudante de segunda a sexta, 3 horas por dia. Além disso, os alunos podem escolher horários pela manhã, tarde ou noite, de acordo com a sua realidade. Os cursos regulares não exigem conhecimento do idioma, e o de Business costuma demandar um nível intermediário.

  

As turmas costumam ser reduzidas, com menos de 15 alunos, e também são bem otimizadas. Os professores tem controle integral das salas de aula, conseguem separar os estudantes em pequenos grupos, de acordo com a demanda de cada atividade. Não menos importante, as avaliações também são feitas com todos os alunos online, ao vivo, e com acompanhamento integral de quem está lecionando.

  

Em suma, também existem possibilidades de cursos de ensino superior e profissionalizantes online, porém são menos populares entre brasileiros, e é necessário checar os pré-requisitos das instituições. Algumas estão permitindo iniciar o curso online, e daqui um ou dois semestres, começam as aulas presenciais. Isso em razão da pandemia estar começando a ficar controlada em muitos países.

  

Quanto tempo pode durar cada curso?

  

Essa é uma pergunta bastante comum entre os alunos internacionais. Quando tratamos especificamente  do curso de idiomas, é possível fazer um curso a partir de 1 semana, até a quantidade de semanas que achar necessário. Para ter uma assertividade quanto a isso, na maioria das escolas, é possível fazer um pré-teste, antes de matricular no curso.

  

Enquanto isso, para cursos de graduação ou pós online, atualmente o primeiro ou segundo semestre pode ser feito de maneira virtual. Porém, vale alinhar com o consultor da TM, para ter certeza que o curso e país que você tem interesse estão disponíveis para o aprendizado online.

  

O investimento vale a pena?

  

Investimento

  

Por vezes, os alunos se fazem esse questionamento. Mas o que sempre é válido fazer, é a conta da hora/aula. E acredite, a hora/aula, quando colocada na ponta do lápis, em muitos casos, é mais barata do que estudar com um professor aqui no Brasil.

  

Todas as vezes que pensamos nesse tipo de curso, é necessário refletir se você tem o perfil para realizar o mesmo. Isso porque por muitas vezes, o estudante não se adapta bem as aulas online. Porém, caso você esteja dentro desse perfil, vale muito a pena!

  

Conforme acontece nas aulas presenciais, é necessário confirmar a presença, e os professores são exatamente os mesmos. O conteúdo que você aprende, será o mesmo que se você estivesse estudando direto no Canadá, Estados Unidos ou algum outro país. Todavia, nesse caso, não é necessário investir em passaporte, visto, passagem aérea, acomodação e alimentação. Tornando o projeto como um todo, bem mais econômico que um intercâmbio tradicional.

  

Definitivamente, é necessário dizer, não é a mesma experiência de um intercâmbio presencial. Costumamos falar que não é nem melhor, nem pior, é diferente. Portanto, é importante trabalhar as expectativas, pois esse estilo de curso é bastante focado no aprendizado e desenvolvimento do idioma. Não tendo a parte da experiência presencial, onde você conhece pessoalmente a cidade, a cultura local, entre outros aspectos.

  

Direito a certificado internacional

  

Intercâmbio sem sair de casa: Aposte nos cursos online

  

Além das características já citadas anteriormente, o curso online também disponibiliza um certificado internacional ao concluir o curso. Ele tem exatamente a mesma importância do certificado entregue para cursos presenciais.

  

Inclusive, dependendo da instituição que você for estudar, é provável que o certificado do nível mais alto da escola, tenha validade para que entre direto em instituições de ensino que costumam exigir TOEFL ou IELTS. Frisamos aqui que não é uma regra, mas vale consultar o especialista para confirmar quais instituições se aplicam, caso esse seja um dos seus objetivos.

  

Contudo, para receber o certificado, é necessário cumprir os pré-requisitos do curso. Normalmente, a presença mínima de 80 ou 85% das aulas. E também, para conseguir subir de nível, de acordo com o cronograma, é preciso realizar as avaliações e atividades, e atingir as notas mínimas.

  

Mas tem que pagar à vista?

  

Em suma, essa é uma das perguntas mais importantes para a tomada de decisão. Portanto, é bom dizer que trazemos boas notícias! Não precisa fazer o pagamento de uma vez. É possível realizar o pagamento de maneira parcelada, um ótimo facilitador para quem deseja desenvolver um idioma, direto de casa!

  

Sabendo de tudo isso, já pode começar a tirar o projeto do papel. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio