Intercâmbio para 2023: conheça as tendências

O ano já está chegando ao fim, e já é hora de organizar todos os projetos para 2023. E para o seu novo ano? Tem espaço para a realização de um sonho? Porque se a resposta for sim, hoje trazemos o artigo Intercâmbio para 2023: conheça as tendências. Vale destacar que falaremos sobre algumas possibilidades que estarão em alta durante o ano que vem, e que entre elas, existem diversas frentes que você pode seguir, de acordo com suas prioridades e desejos.

Intercâmbio pensando em imigração

Intercâmbio pensando em imigração

Para parte dos estudantes, a ideia é que, se possível, possam realizar a imigração. Para que isso ocorra, é necessário estar a par de quais países possibilitam isso de maneira mais fácil. Considerando as regras atuais, existem dois países que se destacam nesse quesito. Canadá e Austrália.

Ambas as nações contam com programas de imigração fortes, cada uma delas com suas especificidades. No caso do Canadá, se você já estiver um bom nível de inglês, pode realizar um intercâmbio profissionalizante, ou de ensino superior. Em ambas as situações você terá direito de trabalhar meio período durante o curso. E dependendo do tipo de intercâmbio, ainda poderá trabalhar por período integral por um ou dois anos após a finalização dos estudos. São opções que possibilitam extensão e até mesmo aplicação para o programa de imigração canadense.

Enquanto isso, na Austrália, você pode fazer os mesmos tipos de programa. Todavia, se você ainda não tiver um alto conhecimento do idioma, o país tem um diferencial. Por lá, é possível receber permissão de trabalho de 40 horas quinzenais mesmo estudando inglês, desde que se matricule num curso de, no mínimo 14 semanas. Dessa maneira, consegue desenvolver o idioma direto do país, é após a finalização dos estudos, é possível estender para um programa de ensino superior ou algo do gênero. Sem contar a qualidade de vida incrível que ambos os países citados aqui tem, não é mesmo?

Morando em Portugal

Morando em Portugal

Outra tendência que está super em alta para 2023, é a mudança de vida para Portugal. O país tem uma facilidade que conta muito: o fator de você não precisar ter conhecimento de outro idioma. Além disso, é possível morar lá realizando um curso de ensino superior, que pode ser uma graduação, mestrado, ou doutorado.

Ao matricular-se e solicitar o visto, você também recebe uma permissão de trabalho. Dessa maneira, consegue trabalhar legalmente no país. A tm tem um escritório em Porto, e ao chegar no país, você poderá ter nosso auxílio sempre que precisar, direto da Europa, o que facilita bastante o seu dia a dia.

Não menos importante, temos parcerias com diversas universidades portuguesas, e conseguimos auxiliar na aplicação nas mais diferentes áreas. Ajudamos em detalhes, passando inclusive os documentos que você precisa ter no momento da candidatura. E os destinos são vários: é possível morar em Lisboa, Porto, Coimbra, e tantas outras cidades portuguesas, e você pode escolher filtrar o destino por conta do curso, da universidade, do estilo de cidade que quer morar, entre outros aspectos que podem ser analisados e alinhados com a nossa consultoria.

Por fim, vale destacar que o fator de você ter o português como língua materna ajuda no momento em que for procurar um emprego. A equipe do nosso escritório de Porto ajuda bastante com dicas que vão desde como montar o CV, até as melhores maneiras de alugar um quarto ou apartamento.

Cursos curtos de aperfeiçoamento

Cursos curtos de aperfeiçoamento

Essa é uma possibilidade ainda mais ampla, porque não está vinculada a um país específico. Os cursos de curta duração para aperfeiçoamento normalmente tem como requisito o conhecimento intermediário alto ou avançado do idioma no qual irá estudar. Isso porque a ideia é que todos os alunos consigam acompanhar as aulas com vocabulários mais específicos sem grandes dificuldades com o idioma.

O período desses curtos normalmente variam de 2 a 6 semanas, por isso é ideal para quem tem um período curto de férias e quer aproveitar para unir conhecimento e viagem. Você visita e mora em outro país, e ainda de quebra, sai com um certificado internacional em uma área específica.

Atualmente, existem cursos nas mais diversas áreas, sendo que as mais populares e com maior leque de possibilidades são business, marketing, turismo e tecnologia da informação, além de alguns cursos específicos para executivos. Apesar dos cursos mais conhecidos estarem localizados em países de língua inglesa, também existem outros caminhos, viu?

Dois excelentes exemplos são os cursos de moda na Itália e de gastronomia na França. Ou seja, é super viável realizar cursos de curta duração em outros idiomas, caso esse seja seu objetivo. Reforçando que os pré-requisitos para cursos de curta duração, na maioria das vezes, são menos exigentes do que os de longa duração e ao final do seu curso, seja ele qual for, você recebe o certificado de participação/conclusão.

Outras possibilidades e destinos

Outras possibilidades e destinos

Apesar de termos destacado algumas possibilidades de intercâmbio acima, o leque de oportunidades é muito mais amplo, e com parceiros em destinos nas mais diversas regiões do mundo, inclusive países da América do Sul, África e Ásia, que não citamos em detalhes no artigo. Entre os aspectos importantes, é sempre bom alinhar as expectativas e dialogar bastante sobre as possibilidades, para que assim seja possível realizar esse sonho da maneira mais assertiva.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio