Embarcar em um intercâmbio, ainda que seja um desafio, oferece uma bagagem de conhecimento e memórias inesquecíveis. Trabalhar, estudar ou fazer um curso curto no exterior pode ser aquele diferencial para a carreira, o melhor método de aprender uma nova língua ou até a maneira de conhecer uma nova família. SIM! É possível! A Fernanda nos contou como foi o seu intercâmbio na Austrália fazendo ensino médio por lá. Confira um pouco mais da história dela!
High School na Austrália: um voo no escuro e certeiro!
A Fernanda Meneghel, antes de ser gerente da nossa agência em Chapecó, lá em 1997, embarcou para viver uma experiência que marcou sua vida para sempre. Fazer intercâmbio hoje em dia é uma escolha de muitos jovens que sonham em novas oportunidades no exterior, conhecer novas culturas e viver momentos únicos lá fora. Além disso, muitos procuram estudar com um destino em mente já, porém, com a Fernanda foi bem diferente lá no final dos anos 90:

Fernanda Meneghel no seu intercâmbio na Austrália – High School em 1997
“Fui para a Austrália para fazer um ano de High School. Naquela época, nós não tínhamos o direito de escolher nem o país onde gostaríamos de fazer o intercâmbio. Em um tempo sem internet, de intercâmbio ser uma oportunidade para os corajosos, era quase um voo no escuro. E o meu foi mesmo!”, contou a mate. Já pensou? Arriscar viver experiências e descobertas em um lugar qualquer do mundo. Muita aventura!
No High School, o intercâmbio é uma mistura de sentimentos, já que o adolescente está se desenvolvendo e finalizando os estudos do ensino médio. Imagina não ter ideia de que lugar irá embarcar? A Fernanda foi aos 15 anos para uma cidade minúscula, chamada Mukinbudin, no estado de Western na Austrália. As surpresas só começaram por aí, já que ela foi para uma fazenda de ovelhas com mais um intercambista dos Estados Unidos:
“A chegada foi assustadora! Morar no meio do mato, em uma família tradicional, foi um começo complicado. Mas com o passar do tempo fui aprendendo a apreciar a vida diferente que eu estava levando e me apaixonei pela vida naquele lugar”, contou um pouco dessa experiência. Intercâmbio é sobre isso também, escolher sair da zona de conforto e conhecer um pouco mais do mundo lá fora e lidar com pessoas, hábitos e lugares que podem causar estranheza no começo, mas é preciso estar disposto a compreender e viver aquilo.
A nossa mate Fernanda, depois de 8 meses fazendo intercâmbio na Austrália, trocou de família e foi para Perth, a capital do estado: “Mudança total! E o maior presente que um intercambista pode esperar: uma família para a vida toda. Fui acolhida por pessoas maravilhosas, que até hoje são família para mim. Já voltei para visitá-los 3 vezes”.
Imagina saber que do outro lado do mundo você pode encontrar uma nova família? Fernanda nunca mais esqueceu dessa experiência e como ela diz “Um lugar de paz, de amor incondicional que conquistei para o resto da vida”. Fazer intercâmbio em um lugar como a Austrália é mergulhar em um país que oferece uma experiência educacional e cultural extraordinária, atraindo estudantes de todo o mundo por diversos motivos. A qualidade do sistema educacional australiano é inegável, com instituições de ensino renomadas e programas acadêmicos de alto padrão, proporcionando aos estudantes oportunidades de aprendizado inigualáveis. Além disso, a Austrália é conhecida por sua diversidade cultural e hospitalidade, criando um ambiente acolhedor para estudantes internacionais se integrarem facilmente. As belezas naturais do país, que variam desde praias deslumbrantes a paisagens selvagens e exuberantes, oferecem uma qualidade de vida invejável. Além disso, a Austrália é um país seguro e economicamente estável, proporcionando segurança e tranquilidade aos intercambistas. A Fernanda arriscou tudo e e deu muito certo quando foi fazer High School por lá!
Curtiu acompanhar um pouco das experiências dessa intercambista corajosa, exploradora destemida e amante da cultura que decidiu trilhar caminhos desconhecidos em terras distantes? Se você tem uma história inesquecível de intercâmbio, conte para a tm clicando aqui e faça parte do #Matespelomundo! Aqui contamos as histórias de superação, riqueza da diversidade global e coragem de jovens que decidiram expandir seus horizontes.
Se quiser fazer um intercâmbio na Austrália, conte com TravelMate! Entre em contato com os nossos consultores e conheça todos os programas disponíveis e destinos à sua espera!