Notícia boa para quem pensa em morar no Canadá! Segundo um relatório divulgado pelo governo canadense, o país prevê receber mais de 1,2 milhão de imigrantes entre 2021 e 2023. O motivo: a cultura de acolhimento a estrangeiros, as oportunidades de trabalho e a facilidade de conseguir residência nas províncias, pois cada uma tem suas regras específicas. Vamos saber mais?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As duas principais opções para quem quer se mudar para o Canadá são estudos e trabalho. Uma das vantagens do país é que uma coisa leva a outra e o governo busca facilitar a imigração de quem já está em solo canadense. Para trazer informações atualizadas para você, mate, conversamos com nosso parceiro da Totem Education, o consultor de imigração Diego Paiva. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Diego explica que uma das formas mais populares de imigrar para o Canadá é pelo Express Entry, um processo de imigração federal que utiliza uma somatória de pontos para aprovação do candidato. Mas como assim, TM? Existem alguns fatores que são contabilizados como:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Idade

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pessoas entre 20 e 29 anos obtêm a pontuação máxima neste critério de seleção, mas ainda assim é possível imigrar antes ou depois dos 20 e poucos anos. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nível de educação

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quanto mais alto for seu nível acadêmico, maior será sua pontuação. Por exemplo, um aluno com diploma do ensino médio recebe 28 pontos, enquanto o doutorando recebe 140 pontos. Ah, fique atento: se seu diploma não foi emitido no Canadá, você deve realizar o processo de validação do diploma ou cursar algo no próprio país!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Proficiência no idioma: inglês ou francês

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Você ganha pontos de acordo com seu nível de proficiência, avaliado de acordo com o Canadian Language Benchmark Level, também conhecido como CLB. Os testes aceitos pelo governo canadense para comprovação de proficiência são: IELTS e CELPIP (inglês) e TEF e TCF Canadá (francês). 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Experiência de trabalho estrangeira

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Você precisa ter pelo menos um ano contínuo de experiência profissional comprovada com um mínimo de 30h por semana (ou 1.560 horas em uma carga semanal menor) nos últimos 10 anos. Um detalhe muito importante: essa experiência de trabalho PRECISA ser remunerada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Experiência de trabalho canadense

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para ganhar pontos por sua experiência de trabalho no Canadá, você precisa ter trabalhado por pelo menos um ano no país, de maneira legalizada, com um mínimo de 30h por semana. Essa experiência de trabalho também PRECISA ser remunerada. A experiência de trabalho obtida enquanto você estudava no Canadá não pode ser considerada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São muitas informações, né? A gente sabe. Pensando nisso, o consultor de imigração separou

5 dicas para quem está pensando em imigrar para o Canadá

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estude o idioma

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Não apenas para passar na imigração, mas para a vida. Para trabalhar no que você gosta, se relacionar, fazer parte da comunidade, é imprescindível falar o idioma. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mantenha seu perfil atualizado

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cada província canadense tem suas regras específicas, por isso é importante estar com seu perfil no Express Entry atualizado. Cursos e pontos precisam estar em dia!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tenha os documentos organizados

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A validação do diploma pode ser complicada se você já estiver no Canadá. Faça isso ainda no Brasil e organize todos os seus documentos! 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Converse com seu consultor ainda no Brasil

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Antes de embarcar para o seu intercâmbio, tire todas as suas dúvidas com seu consultor TravelMate. Começar o processo de imigração no Brasil é ainda mais assertivo. Abra seu perfil antes de viajar e comece a contar pontos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Busque uma assessoria

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sim, é possível fazer um perfil no Express Entry sozinho, mas o processo é minucioso e cheio de detalhes. Com o auxílio da assessoria da TM, suas chances serão muito maiores e seu processo será muito mais tranquilo!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou de saber mais sobre o assunto? Qualquer dúvida que você tiver, nós da TravelMate estamos aqui, aliados a parceiros que entendem muito do assunto, como a Totem Education. A partir do momento que você decidir que quer imigrar para o Canadá, vamos auxiliá-lo da melhor forma possível. Converse com seu consultor TM e saiba mais! 

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio