Quando você pensa em filmes adolescentes americanos, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Romance, amizade, escola, baile de formatura. Aposto que algumas dessas palavras fazem parte do seu imaginário, afinal, desde criança crescemos com influências hollywoodianas em nossa cultura. Seja por meio de filmes, séries, músicas ou livros. Mas afinal, o que é real e o que é ficção quando falamos em high school nos EUA? 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pensando nisso, nós da TM fizemos uma lista com “5 coisas que não podem faltar em filmes americanos sobre High School” (ufa, que longo!), para ver se existem mesmo na vida real. Será que os estudantes realmente elegem um rei e uma rainha no baile? E as cheerleaders, são como no filme “Apimentadas”? Os grupinhos ficam divididos no refeitório? Confira na nossa lista!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Prom

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sim, ele existe na vida real! O prom é um baile que acontece todo ano nos high schools para os seniors (alunos do último ano), quase como um baile de formatura. Ele é organizado por uma comissão, formada pelos próprios estudantes, que decoram o espaço, geralmente o ginásio da escola. Eles pensam em tudo: no tema, no que será servido, nas músicas. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Diferente dos filmes, o convite para o baile nem sempre vem. É comum os estudantes chegarem juntos, com a galera, sem um par definido. Durante a noite é feita uma votação e são escolhidos o Rei e a Rainha da noite, como nos filmes. O prom é o momento de usar aquela roupa especial: terno, gravata, vestido e a popular flor no pulso esquerdo, o corsage. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Talent Show

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Talent Show é um evento organizado nos high schools que proporciona aos alunos um momento para mostrarem suas habilidades no palco, como a dança, o canto e a atuação. No Brasil, essa prática também é adotada em muitas escolas. O famoso Show de Talentos é uma oportunidade do adolescente criar intimidade com o palco e deixar a timidez de lado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Assim como em competições escolares, também é comum que olheiros estejam presentes nesses eventos, prontos para descobrirem o próximo talento da música ou do cinema. Existem muitos vídeos na internet de cantores famosos e suas apresentações em talent shows de suas respectivas escolas. O da cantora Dua Lipa é muito bom, fica a dica! 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Spelling Bee

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Spelling Bee é um evento tradicional americano que existe desde 1925 nas escolas e  incentiva estudantes a conhecerem palavras, seus usos e também a soletrar de forma correta. O formato é simples, um professor dita uma palavra e o estudante soletra. Ao longo das séries, a dificuldade das palavras também aumenta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Além dos concursos escolares, anualmente acontece o Scripps National Spelling Bee, um evento nacional transmitido pela emissora ABC que oferece prêmios em dinheiro aos ganhadores. No Brasil, tivemos uma versão do National Spelling Bee, o “Soletrando” no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Competições esportivas

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As escolas possuem times esportivos que vão desde atletismo e futebol à xadrez e esgrima. Fazer parte do time pode ser uma forma de fazer amizades, principalmente quando se é intercambista. A maioria dos colégios apoia e torce muito pelo time, organizando campanhas para arrecadar fundos e literalmente vestindo a camisa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nos filmes, as líderes de torcida comumente são vilãs, mas na vida real não é assim. Muitas garotas fazem esse esporte. Sim, “cheer” é um esporte. Em 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu o cheerleading como um esporte. No futuro, inclusive, ele poderá fazer parte das Olimpíadas. É preciso muito treino, concentração e dedicação para ser cheerleader. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Refeitório

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Grupinhos, mesas espalhadas, comida ruim. Esse é o retrato dos refeitórios no cinema, mas na vida real é diferente. Não existe tanta divisão, as mesas são próximas e a comida é sim gostosa, com um cardápio que vai de macarrão à pizza, acompanhados por um copo de leite. Sim, copo de leite! Não estranhe se um dia você tomar um suco ou água durante o almoço e seus colegas acharem estranho. O costume é tomar leite. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E aí, gostou de saber mais sobre o High School nos EUA? O intercâmbio é uma ótima oportunidade de vivenciar esses momentos na prática, além de conhecer uma nova cultura. Se você pensa em fazer High School nos Estados Unidos ou gostaria que seu filho, filha, neto ou afilhado fizesse, fale com um consultor TM e tire suas dúvidas. Existem diferentes cidades e escolas disponíveis em nossos programas, escolha qual programa mais combina com você e have fun!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

#highschool #intercâmbio #estadosunidos #prom #talentshow #cheerleader #travelmate 

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio