Guia completo para estudar Marketing no exterior

Um dos mercados que mais cresce, em diversas partes do mundo, é o de Marketing. E essa realidade faz com que o mercado demande, cada vez mais, por profissionais mais qualificados. Uma excelente possibilidade é realizar essa especialização no exterior, dessa forma, além de estudar a área, consegue também comprovar que você está com um bom nível do idioma. Pensando nisso, trazemos hoje um guia completo para estudar Marketing no exterior.

Mas quais os níveis dos cursos que você pode fazer? Isso é bem variado: existe a possibilidade de fazer um curso profissionalizante, de nível técnico, ou então, entrar no ensino superior, podendo realizar uma graduação, pós-graduação ou mestrado, sempre respeitando, é claro, os pré-requisitos exigidos por cada instituição ou país.

Entendendo os pré-requisitos

Entendendo os pré-requisitos

Algumas instituições podem exigir formação prévia, enquanto outras não. Tudo depende do tipo de curso que decidirá estudar. Vale conversar com um especialista da tm para entender quais as melhores recomendações, de acordo com o perfil acadêmico e profissional que você já possui. De qualquer maneira, uma exigência que é praticamente padronizada é ter um bom domínio do idioma. A comprovação pode ser feita por teste oficial, como IELTS e TOEFL no caso do inglês, ou então, em alguns casos, as instituições disponibilizam testes próprios para os candidatos.

Outro aspecto importante e necessário, pode ser o seu histórico da última instituição que estudou. Por exemplo, se for fazer uma graduação, é possível que peçam o histórico do seu ensino médio. Enquanto se for realizar uma pós, peçam o histórico da sua graduação. As instituições educacionais que costumam fazer esse tipo de solicitação, muitas vezes pedem também a tradução juramentada destes documentos. Com um bom filtro, fica mais fácil entender quais se encaixam dentro do perfil acadêmico do qual você faz parte.

Vale ressaltar que as instituições sempre podem ter pré-requisitos específicos, de acordo com a região na qual está localizada ou pelo processo seletivo que fazem dos candidatos. Outro bom exemplo é o fato de muitas instituições pedirem o currículo profissional para quem deseja aplicar para um mestrado ou uma especialização. Independentemente de qual for o caminho que seguir, nós da tm passaremos todas as informações para que você tome sua decisão com segurança e conforto.

Conhecendo as possibilidades

Conhecendo as possibilidades

Quando falamos de Marketing é natural que pense no curso de mesmo nome, de maneira simples e prática. Porém, queremos destacar que no mercado de trabalho existem muitos profissionais que são de áreas completamente diferentes, dos quais querem realizar uma especialização em Marketing, porém sem fugir da sua área de experiência/atuação. Mas isso é viável?

A boa notícia é que sim, é super viável! Atualmente existem diversos cursos segmentados, como por exemplo marketing para engenharia, marketing dentro de business, ou então marketing para arquitetura, consultórios e tantas outras áreas possíveis. É claro que quanto mais específico o curso, menor o número de instituições que o disponibilizam. Ainda assim, é uma excelente alternativa para os mais diversos perfis.

Por último, mas não menos importante, um dos filtros que você pode colocar no momento de sua pesquisa, é se você tem uma demanda por um país ou região que, enquanto você estuda, permita que você trabalhe legalmente. Mas, é importante ter a informação de que estudar no exterior demanda muito tempo da sua semana, principalmente se for fazer uma graduação ou pós. Não é algo simples alinhar com um possível trabalho, mesmo que por meio período. Citamos esse fato apenas para que as expectativas sejam bem alinhadas para o momento do intercâmbio.

Estudando nos Estados Unidos

Estudando nos Estados Unidos

Sem sombra de dúvidas, um dos países mais populares do mundo quando se fala em intercâmbio. Uma excelente opção para quem deseja fazer graduação ou pós. Nos EUA a permissão de trabalho funciona de maneira bem singular. Durante o período de estudos você tem permissão para trabalhar legalmente apenas dentro do campus, ou seja, se não tiver vagas abertas no campus, não será possível trabalhar.

Em contrapartida, após a sua formação, você recebe o OPT (Optional Practical Training), que te permite ficar até um ano no país, legalmente, trabalhando por até 40 horas semanais. Existem regras específicas, por isso vale conversar com um consultor da tm para entender os detalhes. Na área de marketing a regra costuma ser essa, porém, podem existir exceções que precisam de uma análise caso a caso.

Nos EUA você pode ficar na residência da universidade, que é bem comum, ou então alugar alguma acomodação fora da instituição, de acordo com o que for permitido no local que for estudar. Algumas boas opções para a área de marketing são a University of South Florida, American University e Auburn University. As três são bem rankeadas globalmente, e referências nos estados onde estão localizadas.

Estudando no Canadá

Estudando no Canadá

Já o Canadá funciona de maneira um pouco diferente. No país é possível tanto fazer um curso profissionalizante (de nível técnico), quanto realizar uma graduação ou pós. As exigências e benefícios variam de acordo com o nível do curso. Comecemos pelo profissionalizante: neste você pode trabalhar meio período (20 horas por semana) enquanto estiver realizando o curso. Normalmente a duração do curso pode variar de 6 meses até 2 anos.

Enquanto isso, se fizer uma graduação ou pós-graduação, além do trabalho de meio período durante o curso, você recebe, ao final do curso, o PGWP (Post-Graduate Work Permit), que nada mais é que uma permissão para trabalhar por período integral (40 horas por semana) após a finalização do curso. Essa permissão pode ter entre 1 e 3 anos. Ou seja, pode ser uma porta de entrada para aqueles que desejam realizar um processo de imigração com o passar do tempo.

Para quem deseja fazer um curso profissionalizante, o Greystone College e o ILAC International College são excelentes opções, com ótimo custo benefício. Porém, se a ideia é fazer uma graduação ou pós-graduação, alguns colleges públicos que são referência no Canadá são o Douglas College, Humber College e George Brown College. Todas as instituições citadas acima estão localizadas em cidades como Toronto, Vancouver ou Montreal.

Estudando no Reino Unido

Guia completo para estudar Marketing no exterior

A terra da rainha pode ser uma opção bastante agradável e uma porta de entrada para a Europa. Além disso, é um dos países do mundo que é referência em educação superior de qualidade. Por lá, as regras de permissão de trabalho, caso esteja na dúvida, variam de acordo com a região que você estuda. Normalmente podem existir liberações para que se trabalhe entre 10 e 20 horas por semana durante o período de estudos.

Trabalhamos com universidades tanto na Inglaterra, quanto na Escócia. Ambos os países demandam uma preparação financeira maior, principalmente enquanto o real estiver desvalorizado perante a libra. Porém, todos os estudantes que tem a experiência de estudar em instituições britânicas ou escocesas, costumam se apaixonar!

Trabalhamos em parceria com algumas das melhores universidades do mundo, bons exemplos que contam com cursos na área de marketing são a University of Glasgow, The University of Manchester e também a Newcastle University. Todas contam com vagas para alunos internacionais, e temos o domínio de todas as demandas para que realizemos o processo de candidatura com a maior assertividade possível.

Estudando em Portugal

Estudando em Portugal

Um destino ideal para quem ainda não fala um segundo idioma. Em Portugal, a facilidade de ter aulas em português atrai a cada ano mais brasileiros. Além disso, o país conta com excelentes opções de preços, tanto para quem vai fazer uma graduação, quanto um mestrado.

Só que as boas notícias sobre Portugal não param por ai. Outro aspecto muito chamativo, é que a maioria das universidades portuguesas contam com valores consideravelmente atrativos. Em algumas instituições, o valor fica mais barato do que uma universidade particular que seja referência no Brasil.

Por fim, complementando os motivos para escolher o país como destino do seu intercâmbio, Portugal aceita como prova de entrada a nota do ENEM. As regras podem variar de acordo com a universidades, porém a TM realiza a candidatura dos estudantes nas mais diversas instituições. Alguns bons exemplos de possibilidades para o estudo de Marketing é a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa.

Ah, e vale contar algo que faz toda a diferença. A TM tem um escritório em Porto, sabe o que isso significa? Que se você precisar de qualquer amparo ou informação, conseguimos te ajudar estando dentro do país. Dessa forma, mesmo para os alunos que vão viajar para fora pela primeira vez, é possível sentir uma segurança e conforto ainda maior durante o período do curso.

E os outros destinos?

E os outros destinos?

Citamos acima alguns dos destinos mais populares, mas acredite, é possível realizar o seu intercâmbio com foco em marketing em outros países. Como por exemplo, Austrália, Nova Zelândia e Espanha. Todos estes países contam com um foco maior para cursos de graduação ou mestrado.

Além disso, uma das perguntas que você ainda deve ter em mente, é “quanto custa estudar marketing no exterior?”, certo? Essa reposta vai variar muito de acordo com o tipo de curso, o período e o país do qual você escolher estudar. A TM trabalha com uma consultoria consultiva, com o objetivo de desenvolver o melhor projeto para você, de acordo com a sua realidade. Um bom exemplo, é que normalmente, os melhores preços são os de programas profissionalizantes no Canadá e Austrália. E quando envolve graduação e pós-graduação, o investimento aumenta gradualmente e varia de um país para o outro.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio