
*Texto atualizado em 20 de janeiro de 2021.
O ano de 2021 chegou com uma notícia boa para os brasileiros! A aprovação da vacina veio e a população já começou a ser vacinada. Para muitos, isso significa que o sonho do intercâmbio está mais perto de se realizar. Mas antes de embarcar, você sabe como estão as fronteiras?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É muito importante se atualizar sobre essa questão. Nossos mates sabem que estamos sempre atentos a todas as novidades a respeito das fronteiras. Estamos aqui prontos para solucionar qualquer dúvida. De antemão, já avisamos que sim, a previsão é positiva, mas cada país está lidando de uma forma.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Confira as informações sobre alguns destinos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
América do Norte
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estados Unidos
Brasileiros ainda não podem viajar para os Estados Unidos. A regra também vale para qualquer estrangeiro que tenha passado pelo Brasil por menos de 14 dias antes de chegar no território americano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Canadá
Novidades em relação à abertura das fronteiras a partir do dia 21 de janeiro de 2021. Por ora, as fronteiras estão fechadas, inclusive as terrestres na divisa com os Estados Unidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
México
A fronteira está aberta. Para a entrada, é necessário o preenchimento de um formulário de identificação de risco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
América do Sul
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Chile
A fronteira está aberta para brasileiros, mas é exigido um teste negativo feito no máximo 72h antes do embarque. Além disso, também pode ser solicitada uma quarentena de 10 dias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Argentina
Logo após o Natal, o país vizinho decidiu fechar as fronteiras novamente com o Brasil. Até agora, elas seguem fechadas, sem previsão de reabertura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
África
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
África do Sul
Fronteiras abertas para brasileiros, com atestado médico negativo do teste de COVID19 emitido no máximo 72h antes da chegada. Precisa também apresentar um seguro saúde que cubra despesas de internação e tratamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Namíbia
Passageiros devem apresentar teste negativo da COVID-19 feito pelo menos 7 dias antes do embarque. Além disso, precisam preencher um questionário de saúde na chegada e ter um seguro que cubra eventuais despesas de atendimento médico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Europa
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Reino Unido
Fronteiras fechadas para brasileiros, sem previsão de liberação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Irlanda
A fronteira está aberta para brasileiros. É necessário fazer isolamento de 14 dias na chegada e os passageiros devem preencher um formulário de localização.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
França, Alemanha, Portugal, Espanha e outros países da Zona Schengen
A fronteira segue fechada, sem previsão de abertura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Oceania
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Austrália e Nova Zelândia
Ambos os países estão com fronteiras fechadas para brasileiros. Não existe, até então, uma previsão de abertura. Alguns vistos de estudante para a Austrália já estão sendo processados, porém, mesmo que sejam aprovados, não dão ao estudante o direito de embarcar por enquanto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É sempre importante lembrar que estas informações estão constantemente sendo alteradas e, apesar de muitas fronteiras ainda não estarem liberadas para brasileiros, a previsão é que no segundo semestre as notícias sejam positivas, então conte conosco e converse com um consultor TM para definir o melhor destino para você e começar o seu planejamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E se você já é um mate e está com viagem marcada conosco, fique tranquilo. Nós avisaremos sobre qualquer abertura ou fechamento de fronteira que impacte no seu intercâmbio. E enquanto sua viagem não chega, que tal assistir algum filme que fale sobre o seu destino? Confira algumas opções no nosso post.