Você já pensou em como seria interessante ter em seu currículo uma graduação internacional? Por meio de uma experiência de estudo internacional, você entra em contato com professores, metodologias, colegas e conhecimentos que podem ser seus principais diferenciais no mercado de trabalho.

Um dos principais motivadores que levam os estudantes a pensarem em fazer faculdade no exterior é a qualidade de ensino, somada à bagagem enriquecedora que a experiência pode proporcionar. Então, se você quiser saber como é possível estudar fora do país, acompanhe nosso artigo de hoje. 

Vale a pena fazer faculdade no exterior?

 

Vale a pena fazer faculdade no exterior?

Esse é um dos questionamentos que mais aparece quando alguém cogita fazer uma faculdade no exterior. Isso é muito normal, até mesmo porque existem muitas dúvidas relacionadas principalmente ao custo de estudar fora do país. 

Na média, esse valor pode até ser maior se comparado ao custo de uma universidade aqui no Brasil. Contudo, isso varia muito de um local para outro, e também vai depender do curso e da universidade de interesse. Aqui na TravelMATE nós preferimos utilizar a palavra investimento, já que é exatamente isso o que acontece quando você faz uma faculdade no exterior: você investe em sua carreira profissional, obviamente, mas, acima de tudo, investe em seu crescimento pessoal. E, por falar nisso, o retorno dessa experiência é incalculável. Então, sim! Sempre vai valer a pena fazer um faculdade no exterior e nós vamos te dizer o porquê: 

Fluência no idioma

Mesmo que você já tenha pleno domínio de outro idioma, nada se compara com a vivência em outro país, afinal de contas, terá que fazer tudo em uma língua que não é a sua, e isso fará com que aprimore ainda mais essa questão. E cá entre nós: não precisa ser nenhum especialista para saber que os profissionais que falam inglês, por exemplo, se destacam e conseguem as melhores vagas nas empresas. 

Leia também: O que fazer antes de entrar na faculdade 

Desenvolvimento pessoal

Fazer uma faculdade no exterior exige que você se adapte totalmente a uma nova cultura. Você precisa estudar em outro idioma, se habituar com os costumes do país e, muitas vezes, aprender uma nova metodologia de ensino. São várias as situações que tiram você da zona de conforto e que fazem com que você, mesmo sem perceber, tenha um grande desenvolvimento pessoal. Autonomia, segurança, proatividade e independência são as principais habilidades responsáveis por proporcionar seu crescimento. 

Soft Skills: 5 dicas para desenvolver no Intercâmbio

Networking internacional

Networking por si só já é muito importante. Agora, já imaginou se sua rede profissional for internacional? Hoje em dia essas relações são fundamentais para a carreira profissional de qualquer pessoa.  A troca de informações cria uma visão mais ampla e de diferentes perspectivas sobre os desafios da jornada profissional. Criar uma boa rede de contato faz com que você tenha acesso a mais oportunidades. Dentro de um networking, existe a premissa de apoio e confiança, e é normal que uns ajudem os outros. É por isso que tanto se fala nisso hoje em dia. Como existem alguns destinos que possibilitam trabalhar durante o período no país, é bem provável que você consiga criar uma rede super legal, que pode até ser uma referência para sua carreira futuramente. 

Como fazer uma faculdade no exterior?

 

Você pode ter essa experiência através de um intercâmbio de Higher Education pela TravelMATE. Nessa modalidade, todos os cursos disponíveis são considerados de nível superior. Existe a possibilidade de direcionar o estudo para área profissional ou para área mais acadêmica, isso depende do objetivo e perfil de cada um. 

As regras e exigências são diferentes para cada destino. Dependendo do sistema educacional de cada país, é possível optar por cursos de menor duração, que são considerados cursos de nível superior técnico, ou, então, cursos mais longos, como os de bacharelado, pós-graduação ou mestrado. 

Apesar das diferenças, alguns requisitos valem para qualquer destino: 

É necessário ser proficiente no idioma

Independente do destino escolhido, é preciso ter proficiência. Contudo, há mais de uma forma de comprovar o seu nível no idioma, e, em alguns lugares, não é necessário apresentar o tradicional TOEFL ou IELTS. Caso você não saiba, esses são os exames de proficiência em língua inglesa internacionalmente reconhecidos, sendo o IELTS o mais aceito internacionalmente. 

Em alguns países como o Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo, é possível fazer um curso preparatório. Por meio dele, você comprova o seu nível de inglês e dispensa a necessidade de fazer um exame oficial, entretanto, o nível exigido, tanto para ingressar no preparatório, quanto para sair dele, também pode variar conforme a instituição escolhida. 

Não sabe onde se encaixa o seu nível no idioma? Então conheça o Quadro Europeu de Línguas

Documentação

Quem pretende fazer uma faculdade no exterior deve ter em mente que há uma série de documentos necessários. Histórico de desempenho escolar, comprovação financeira, solicitação do visto, passaporte.. enfim, existem diferentes solicitações e exigências, de acordo com o país e instituição escolhida. Porém, é importante ficar de olho em toda a documentação necessária para que não falte nada no momento que você precisar. O mais indicado é ter acesso a uma lista de tudo aquilo que você poderá precisar e começar a reunir essas informações o quanto antes, mas fica tranquilo(a) que a TM pode te ajudar com tudo isso, tá bem?

 

Por onde começar para fazer uma faculdade no exterior? 

O mais indicado é que você busque todas as informações necessárias sobre o programa que pretende fazer antes mesmo de qualquer planejamento. Para isso, ter o auxílio de uma agência de intercâmbio especializada é fundamental. A experiência que os profissionais dessas empresas possuem torna o processo muito mais simples, agradável e eficiente. 

Além disso, empresas comprometidas oferecem todo o suporte necessário, desde a orientação acadêmica, cursos preparatórios até a colocação universitária, ou seja, uma assistência completa do início ao fim do processo. 

Então, caso você pense em viver a experiência de fazer uma faculdade no exterior,  entre em contato com nossos consultores. Eles terão o maior prazer em explicar sobre as possibilidades existentes e regras de cada um dos destinos disponíveis. Você pode escolher entre Austrália, Canadá, Estados Unidos, IrlandaPortugal, Reino Unido ou Nova Zelândia para concretizar o seu plano de fazer um ensino superior fora do país e decolar sua vida profissional.

Entre em contato com a TravelMATE pelo WhatsApp , solicite informações sobre o  Higher Education e comece a se preparar para estudar em uma das melhores instituições de ensino superior do mundo. 

 

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio