O primeiro passo para poder viajar para algum país em outro continente, é tirar o passaporte. Se você deseja fazer um intercâmbio para países como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Inglaterra, Austrália e tantos outros, será necessário realizar esse processo. E você tem dúvida sobre como tirar o passaporte? Vem que a gente te ajuda! Hoje vamos te mostrar o passo a passo desse processo tão importante. Vem!
⠀
O que é o passaporte?
⠀
⠀
Comecemos pela base, o passaporte é um documento aceito no mundo inteiro, para que as pessoas possam se deslocar de um país para o outro, seja por fronteira terrestre, aérea ou marítima. Salvo algumas exceções, para viagens internacionais, é necessário ter um passaporte válido e atual.
⠀
Existem alguns tipos de passaporte, porém o utilizado pela ampla maioria das pessoas, é o comum, que no caso do Brasil, tem a cor azul. A partir do momento em que você conseguir a emissão do seu, poderá viajar para qualquer lugar do mundo com o documento em mãos (lembrando que alguns países exigem também um visto consular, mas isso é papo para ooooutro artigo). Ah, no caso dos brasileiros, a exceção de países que não exigem passaporte são os países membros do Mercosul, e para estes locais, podemos viajar apenas com o RG.
⠀
Quais são os documentos necessários para tirar o passaporte?
⠀
⠀
Para começar, é necessário reunir toda a documentação que a Polícia Federal, instituição que emite os passaportes brasileiros, solicita.
⠀
Começando pelo Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. Além disso, se o número do CPF constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.
⠀
Outro documento que é obrigatório para os que se aplicam é a Certidão de Casamento, caso tenha alterado seu nome, assim como o Certificado de Naturalização, para os naturalizados brasileiros. Por último, mas não menos importante é preciso que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar (no caso dos homens), pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Nesse caso, se a checagem apontar divergência, pode ser necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.
⠀
Siga o passo a passo no site da Polícia Federal
⠀
⠀
Para que consiga realizar todas as partes do processo de maneira assertiva, é necessário que siga as indicações que estão no site da PF. Comece pelo preenchimento do formulário eletrônico de solicitação no site da Polícia Federal, que é bem simples e rápido de ser preenchido, que é dividido em quatro telas. Importante: lembre-se de não usar o botão “voltar” do navegador, pois todos os dados serão perdidos. Utilize apenas os botões do próprio formulário, que estão no rodapé da página.
⠀
Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente, o valor da taxa é de R$ 257,25 e o boleto pode ser pago na rede bancária, lotéricas ou pela internet. Somente após o pagamento você poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal. Ah, o passaporte que será emitido terá uma validade de 10 anos!
⠀
Por fim, você fará o agendamento de acordo com o calendário que é disponibilizado no portal da PF. É comum ter que esperar de 24 a 72 horas após o pagamento para que essa ferramenta seja liberada para você. Tendo realizado tudo certinho, você conseguirá agendar de acordo com a disponibilidade.
⠀
Comparecendo ao posto e retirando o passaporte
⠀
⠀
Na data agendada, vá até o posto que realiza o atendimento, por lá você seguirá as instruções que os profissionais que ali trabalham lhe passarão. A própria PF recomenda que você chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência, por segurança.
⠀
Após uma triagem inicial, você será chamado por uma senha para a conferência dos dados. Em seguida, pela mesma senha, você segue para a coleta de impressões digitais, assinatura e para que tirem sua foto. Feito isso, eles lhe darão uma guia com a data prevista para o passaporte ficar pronto.
⠀
Na data prevista, é só ir até o local, e retirar o seu passaporte. Nada muito complexo, porém é bom seguir os passos e preencher tudo com muita cautela. Dessa maneira, é possível evitar qualquer erro de digitação. Caso isso ocorra, é necessário pedir uma revisão, o que pode demorar um tempo mais longo.
⠀
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!