Um novo ano começa e novas metas são traçadas para os próximos 366 dias. Janeiro é o mês que muitas pessoas saem de férias no Brasil e também época que ocorrem muitos eventos importantes ao redor do mundo com diversas oportunidades para quem colocou como meta de 2024 viajar mais ou finalmente realizar o sonho do intercâmbio. Pensando nisso, se você está buscando novas experiências para este mês, separamos cinco opções de destinos com diferentes acontecimentos que valem a pena explorar. Confira!

 

  1. Carnaval de Veneza – Itália

Carnaval de Veneza – Foto: Samot / Shutterstock.com

 

Embora o Carnaval de Veneza comece geralmente em fevereiro, alguns eventos preliminares ocorrem em janeiro, apresentando desfiles de máscaras elaboradas e eventos culturais. Em 2024, acontece de 27 de janeiro a 13 de fevereiro marcando mais uma celebração mítica que seduz um número infinito de visitantes que se concentram todos os anos nas cercanias da Praça São Marcos. Apesar das baixas temperaturas, nas ruas, é bastante comum vermos pessoas utilizando máscaras, além de trajes que se assemelham aos que os nobres vestiam nos séculos 17 e 18.

Em meio à agitação das festividades, o Carnaval de Veneza não é apenas uma celebração extravagante, mas também uma homenagem à rica herança cultural e artística da cidade.

Intercâmbio tm que te leva para a Itália: Cursos de idiomas  (conforme a disponibilidade). Para saber mais, fale com um dos nossos consultores.

 

2. Festival Internacional de Balonismo (Château-d’Oex, Suíça)

Festival Internacional de Balonismo

 

Embora a Suíça seja mais conhecida por suas paisagens deslumbrantes e montanhas majestosas, o país também abriga o Festival Internacional de Balões em Château-d’Oex, um festival anual de balões de ar quente que tem lugar no cantão de Vaud, distrito de Riviera-Pays-d’Enhaut, na Suíça. Durante nove dias, entre os dias 20 e 28 de janeiro, cerca de 35 mil espectadores se reúnem na aldeia alpina de Château-d’Œx para ver quase uma centena de balões de mais de 15 países. O festival destaca balões de ar quente coloridos que enchem os céus alpinos, criando um espetáculo visual impressionante.

Além dos emocionantes passeios de balão, o Festival Internacional de Balões na Suíça oferece uma atmosfera festiva em terra, com eventos sociais, competições e atividades para toda a família. Os visitantes podem desfrutar de comidas locais, participar de festas temáticas e apreciar apresentações artísticas que destacam a rica cultura suíça.

 

3. Festival Sundance de Cinema (Park City, Utah, EUA)

Um dos maiores festivais de cinema independente do mundo, o Sundance que acontece de 18 a 28 de janeiro, atrai cineastas, celebridades e entusiastas do cinema para estrear filmes inovadores. Conhecido como a “Vitrine para novos cineastas”, o festival ocorre anualmente, proporcionando uma oportunidade para cineastas iniciantes compartilharem suas narrativas e conquistarem reconhecimento. O programa abrange uma variedade de produções, como filmes dramáticos, documentários, curtas-metragens, séries e episódios. Além disso, destaca-se por apresentar formas inovadoras de mídia, como instalações multimídia, performances e filmes. Durante o evento, são realizadas conversas diárias com cineastas, painéis de discussão e uma série de outros eventos para enriquecer o ambiente de intercâmbio criativo.

Intercâmbios tm que te levam para os EUA: High SchoolCursos de idiomasTeen Program,  Au PairWork & TravelStudy & Work, entre outros  (conforme a disponibilidade). Para saber mais, fale com um dos nossos consultores.

 

Festival de Música Igloofest (Montreal, Canadá):

Sendo um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, o Igloofest é um evento ao ar livre acontece durante janeiro, atraindo fãs de música para dançar ao som de DJs renomados, apesar das temperaturas frias. Este ano, o evento acontece de 18 de janeiro a 10 de fevereiro, a cidade de Quebec se transforma na capital da música eletrônica. O Igloofest é um festival ao ar livre singular, composto por música vibrante, dança envolvente, concursos animados e até mesmo iglus reais. Esta celebração única estende-se por mais de três semanas, atraindo cerca de 10.000 participantes anualmente, consolidando-se como um evento marcante na cena cultural da região.

• Veja quais intercâmbios te levam para o Canadá: Cursos de idiomasStudy & Work, Teen Program, High School e Universidades  (conforme a disponibilidade).

 

Festival Up Helly Aa (Shetland, Escócia):

Foto: Murdo MacLeod/The Guardian

Celebrado na última terça-feira de janeiro, o Festival Up Helly Aa inclui uma procissão noturna com tochas, seguida por uma queima de uma galera viking como parte das festividades. O ponto alto do Up Helly Aa é o desfile noturno, onde os participantes vestem trajes vikings autênticos e carregam tochas acesas pelas ruas. O desfile culmina na queima de um barco especialmente construído, conhecido como o “Galley”, simbolizando a tradição de incendiar os navios dos vikings para homenagear os deuses. Antes do desfile, grupos locais passam meses preparando-se, costurando trajes e construindo o barco a ser queimado. O festival também inclui música, dança e festividades, proporcionando uma atmosfera animada e comunitária. É uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local e a história da Escócia.

 

Se você tem vontade de explorar o mundo, mas não sabia qual evento escolher, agora você tem 5 motivos para viajar em janeiro! Conhecer o mundo, fazer amizades ao redor do planeta, viver novas experiências, este mês está recheado de opções para aproveitar. Considere um dos destinos acima para ter uma experiência inesquecível!

Quer fazer um intercâmbio e conhecer outros países, fale com um dos nossos consultores e saiba mais sobre os nossos programas!

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio