Co-op no Canadá, como funciona?

Muitas pessoas que pretendem fazer intercâmbio no Canadá, ficam na dúvida sobre a possibilidade de fazer um programa de estudos que envolva um Co-op, e as questões que surgem sobre esse tipo de projeto são muitas. Dessa forma, trazemos um artigo completo sobre o assunto “Co-op no Canadá, como funciona?”

Desde já, vale adiantar, que passaremos tanto por detalhes do que é o programa, quanto por possibilidades de áreas de estudos, das mais diversas. Vamos começar?

O que é o Co-op?

O que é Co-Op

Co-Op Program quer dizer Co-Operative Education. Portanto, em uma tradução literal, significa Programa de Educação Cooperada, ou seja, de maneira simplificada, é um sistema de intercâmbio em que estudantes estrangeiros podem trabalhar enquanto estudam no país.

O Co-op faz parte de um grupo de cursos específicos e para poder realizá-lo é necessário se matricular em um curso oferecido pelos Colleges públicos ou particulares, que são as instituições credenciados para oferecerem esse tipo de programa. Além disso, é preciso preencher os requisitos solicitados para cada curso.

Os cursos que permitem o Co-op podem ter média ou longa duração. Nessa modalidade, o aluno poderá colocar em prática o que aprendeu, através do vínculo que a instituição de ensino tem com determinadas empresas parceiras. Esse vínculo entre as instituições de ensino e as empresas possibilita ao estudante, através de uma seleção, oportunidades de aplicar para trabalhar em empresas canadenses.

Esse modelo de programa costuma ter entre 6 meses e 2 anos de duração. Todavia, vale conversar com um especialista da TM para tirar as dúvidas sobre cursos e áreas específicas, para que assim consiga entender qual se encaixa melhor ao seu perfil.

Regras e requisitos para fazer um programa Co-op no Canadá

Co-op no Canadá, como funciona?

Listamos abaixo algumas regras e requisitos para que se possa ingressar em um Co-op no Canadá. Contudo, vale ressaltar que os tópicos listados abaixo são generalistas. É possível, dependendo do curso e da instituição de ensino da qual você se candidate no futuro, que existam pré-requisitos diferentes ou adicionais aos citados abaixo.

  • É necessário que seja um curso vocacional, dentro das áreas oferecidas pelos colleges;
  • O aluno tem que ter no mínimo 18 anos de idade (é possível matricular com 17, para começar o curso aos 18);
  • O aluno deve, pelo menos, ter inglês intermediário alto (a depender do curso, pode precisar comprovar o nível avançado);
  • A comprovação do idioma varia de acordo com instituição, podendo ser necessário os testes IELTS, TOEFL ou prova própria da escola na qual se candidatou;
  • Durante o período do visto de estudante, você pode trabalhar;
  • Durante as aulas você trabalha part-time, ou seja, 20 horas por semana;
  • Nas férias ou período de estágio, pode trabalhar 40 horas por semana;
  • Os programas, em geral, possuem a mesma duração de curso e de estágio, isto é, 6 meses de curso e 6 meses de estágio, por exemplo;
  • As horas de estágio são mandatórias para conclusão do programa;
  • Alguns colleges garantem a colocação em um estágio, outros não, consulte de acordo com o seu interesse.

Em suma, vale frisar que caso você não tenha o nível do idioma necessário, a maioria das instituições oferece programas de Pathway, que são programas de inglês acadêmico que preparam seus estudantes para que possam, em seguida, realizar os estudos na instituição escolhida, seja ela de curso profissionalizante ou superior. Porém, durante o estudo do idioma, no Canadá não é possível trabalhar, podendo realizar atividade remunerada apenas após iniciar os estudos no College.

Em quais áreas é possível estudar no modelo Co-op?

Áreas Canadá

Agora, iremos citar algumas das principais áreas nas quais é possível realizar os estudos dentro do modelo Co-op. Mas vale dizer que existem outras áreas que podem não ser abordadas no artigo, das quais a TM também trabalha junto às nossas parceiras. Comecemos então, falando um pouco sobre algumas possibilidades de cursos da nossa parceira Toronto School of Management.

Como o nome da instituição já adianta, ela fica localizada em Toronto, uma das principais e mais populares cidades do Canadá. O College tem um foco especial em cursos das áreas de Tecnologia da Informação, Turismo e Hospitalidade, e também em Negócios (Business), ou seja, áreas diversas para englobar os mais distintos perfis de estudantes e profissionais. Todas essas áreas são pensadas para o mercado canadense. A demanda por pessoas especializadas é alta, o que ajuda no momento da procura do estágio, ou até mesmo de um emprego de período integral, no futuro.

Caso pense na possibilidade de morar no Canadá, mas queira estudar em outra cidade, também temos uma parceira muito forte chamada ILAC International College. Essa instituição possui dois campi, e fica localizada tanto em Toronto, quanto em Vancouver. Separamos uma pequena lista para se ter uma ideia dos cursos que são oferecidos:

  • Service Excellence for Business;
  • Service Excellence with Business Communications;
  • Sales & Marketing;
  • Business Administration;
  • Health Care Administration.

Logo, é possível notar que mesmo que tenhamos falado apenas de duas instituições, que estão presentes em cidades diferentes, já temos um leque de cursos bem amplo, certo? Ocasionalmente, quando pesquisamos ainda mais a fundo, pensando em diferentes possibilidades, o leque costuma se abrir ainda mais!

Como funciona o investimento de um curso Co-Op?

Investimento Co-Op

O valor total do seu planejamento para um programa de Co-op vai depender muito da cidade e instituição escolhida, da duração e também de outros fatores, como documentação, o visto, a necessidade de realizar um teste de inglês oficial, a moradia, passagem aérea, entre outros. A boa notícia é que os pagamentos podem ser feitos de diversas formas, basta avaliar a que mais se encaixa na sua realidade. Melhor do que isso, com a TM é possível pagar em real, congelando o dólar canadense no dia em que a matrícula é realizada. Porém, para se ter um orçamento mais certeiro, recomendamos que troque uma ideia com um de nossos consultores!

Principalmente, pensando em conseguir que nossos alunos realizem seus planejamentos de maneira assertiva, a TM tem uma das melhores formas de pagamento do mercado da educação internacional. Por essa razão enviamos diversos estudantes todos os meses para que realizem seus sonhos e façam seus cursos em colleges canadenses. Contudo, é necessário dizer que o investimento, naturalmente, é mais alto do que um curso de inglês, porém, é um plano que possui um excelente custo-benefício e pode ser mais econômico do que muitas instituições privadas no Brasil. Quando se faz a conta e coloca na ponta do lápis, é um investimento com retorno certo!

Vale sempre deixar o lembrete, não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio