Cidades para fazer faculdade em Portugal

Cada vez mais brasileiros procuram pela possibilidade de fazer a graduação, mestrado ou doutorado em Portugal, e, por isso, o artigo de hoje traz algumas cidades para você fazer faculdade no país. E já de antemão vamos explicar alguns motivos que fazem as pessoas procurarem a realização do ensino superior por lá.

Além de ter a facilidade do idioma, que embora um pouquinho diferente, ainda é o português, as tuitions para brasileiros são muito atrativas. Parte das instituições portuguesas concedem descontos para pessoas naturais dos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Porém, vale lembrar que essa regra pode mudar de uma universidade para a outra e nós da TravelMate estamos aqui para te ajudar desde o momento de escolher onde estudar, até o momento da sua chegada, ofertando suporte local no país, mas falaremos sobre isso mais pra frente.. agora vamos aos destinos!

Lisboa

Lisboa

Primeiramente, vamos falar sobre a capital de Portugal. Apesar de ter pouco mais de 500 mil habitantes, e comparado à cidades brasileiras, ser de um tamanho médio, é a mais populosa do país. Além disso, é também um dos principais acessos para diversos outros países da Europa, facilitando assim a mobilidade daqueles que pretendem aproveitar a estadia em Portugal para visitar outras regiões.

Agora, focando no tópico de faculdades, a cidade é bem universitária, então, o que não faltam são opções! Tanto a Universidade de Lisboa, quanto tantas outras, permitem aos estudantes terem uma experiência com qualidade acadêmica de alta performance, e ao contrário do que muitos pensam, muitas das instituições da cidade estão ranqueadas entre as melhores do mundo.

Porém, vale citar que o custo de vida em Lisboa é um dos mais altos de Portugal, mas, quando comparado a tantos outros países, a balança pesa a favor da cidade. Uma das grandes vantagens é que, ao se tornar estudante, você passa a ter direito a diversos benefícios, como, por exemplo, transporte público com preço menor e descontos em eventos culturais.

Porto

Cidades para fazer faculdade em Portugal

A Universidade do Porto é a instituição de ensino superior com melhor colocação a nível mundial, segundo o QS World University Rankings. Ela possui uma enorme estrutura e atua em diversas frentes para que o aluno possa aprender e se especializar com qualidade.

A cidade é menor, tem pouco menos de 215 mil habitantes. Com um clima de interior, é fácil de chegar em praticamente todos os bairros. Além disso, nós da TM temos um diferencial maravilhoso por lá: contamos com um escritório próprio, com uma equipe especializada, que garante suporte local e auxílio no seu dia a dia. Fica a dica para conversar com um dos nossos consultores, pra entender melhor como funciona esse suporte.

E se você é fã de boa comida, Porto pode ser o destino ideal, já que a cidade tem uma gastronomia singular, e além dos ótimos restaurantes, conta com uma vida noturna agitada para os que gostam de um pub ou balada. E por último, mas não menos importante, se você aprecia passeios culturais, não deixe de visitar a Casa da Música, que já foi classificada pelo New York Times como “uma das mais importantes salas de espetáculos construídas nos últimos 100 anos”.

Braga

Braga

Com uma população pequena, de pouco mais de 135 mil habitantes, a cidade de Braga é a casa da Universidade do Minho. Ela é a quinta universidade portuguesa mais bem colocada no ranking global e consegue atender as demandas de estudantes das mais diversas áreas, tendo cursos como arquitetura, direito, economia, comunicação, letras, psicologia, medicina, entre outras.

Braga é também a cidade mais antiga de Portugal. Dessa maneira, para relembrar esse fato histórico, e também contar aos visitantes, anualmente, ao final de maio, ocorre o ‘’Braga Romana’’: durante 5 dias, os moradores locais vestem-se a rigor e a cidade reúne eventos, desfiles, demonstrações e as populares barraquinhas com produtos artesanais e comidas típicas da época.

Apesar de ser a cidade mais antiga do país, Braga conta com uma população muito jovem e já foi até nomeada Capital Europeia da Juventude. Em razão das instituições de ensino superior, muitos jovens de Portugal e também de outros países migram para a cidade e passam a morar por um período mais longo na região.

Coimbra

Coimbra

Por fim, vamos falar sobre a menor das cidades que abordamos nesse artigo. Coimbra conta com pouco mais de 100 mil habitantes e a Universidade de Coimbra, que está em 4° lugar entre as instituições portuguesas no ranking global, fica na cidade. Fica a dica: para os alunos internacionais que desejam estudar em uma cidade menor, este pode ser um ótimo caminho.

Aqui vai uma curiosidade que afeta diretamente a vida do estudante: quem vai a Coimbra pode se preparar para presenciar estudantes vestidos com um traje que parece muito com as vestimentas dos alunos do filme de Harry Potter. Esse traje acadêmico é um dos maiores símbolos da tradição universitária em Coimbra e é bastante provável que você se sinta dentro de um filme quando estiver na universidade.

Além disso, para quem gosta de passear, existem diversas excursões espalhadas pela cidade, tanto a pé, no centro da cidade, quanto em barcos, no rio. Todos esses passeios têm excelentes guias que contam um pouco da história secular de Coimbra. Sem sombra de dúvidas, uma cidade que agrada muito as pessoas que querem fugir dos grandes centros e de muito movimento.

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio