As melhores Universidades de Portugal

Você já pensou sobre realizar a graduação ou mestrado fora do país e se pegou analisando quais são as melhores Universidades de Portugal? Afinal, a região recebe milhares de estudantes brasileiros todos os anos. E mais do que isso, uma facilidade para todos os brasileiros é o idioma, já que por lá também se fala português, não existe a necessidade de comprovar o conhecimento no idioma.

Ao longo deste artigo, é possível conferir algumas das melhores universidades portuguesas para se estudar no ano de 2023, de acordo com o QS World University Ranking, um dos mais respeitados rankings universitários do mundo. Aqui, trazemos algumas informações sobre cada uma dessas instituições, mas vale destacar, a tm ajuda com todo o processo de aplicação, e acompanha você após o seu embarque para Portugal. E mais do que isso, a pessoa responsável por fazer as aplicações para o país, mora em Portugal. É especialista nas instituições portuguesas, com amplo conhecimento sobre a cultura local.

Universidade do Porto

Universidade do Porto

Considerada por diversas pesquisas uma das melhores instituições de ensino superior de Portugal, fica localizada na cidade de mesmo nome, Porto, no norte de Portugal, que é a segunda maior cidade do país (com uma área urbana de 1,3 milhões de habitantes) e possui 14 faculdades, uma business school e mais de 50 centros de investigação.

É uma das universidades mais prestigiadas de Portugal e a segunda maior em número de alunos – atrás apenas da Universidade de Lisboa. A UPorto – como é conhecida, está constantemente na lista das melhores universidades do mundo. Apesar da universidade ter as mais diversas frentes de atuação, as áreas de referência da Universidade do Porto são arquitetura, esportes, engenharia civil e engenharia química.

Os números da UPorto impressionam, com mais de 100 anos de história. Fundada em 1911, possui 3 polos, 16 bibliotecas e 12 museus. Atualmente, a Universidade conta com mais de 32 mil alunos, 451 cursos, sendo 18 Mestrados Integrados, 145 Mestrados e 95 Doutorados. O que não faltam são possibilidades para quem desejar estudar por lá. Por fim, mas não menos importante, se você for morar na cidade do Porto, temos um escritório da tm por lá. Isso significa que você terá todo o suporte necessário in loco. Algo que, de fato, ajuda bastante, principalmente nas primeiras semanas, quando tudo é novidade.

Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa

A maior universidade do país, e também uma das melhores de Portugal. Está entre as mais antigas do país, pois foi criada em 1290 pelo rei Dom Dinis sob o nome de Estudo Geral em Lisboa. Porém, ela foi transferida no século XVI para Coimbra. Em seguida, diversos braços do Estudo Geral começaram também a ser criados em Lisboa, onde a instituição se reuniu e se tornou a Universidade de Lisboa.

Nos dias de hoje, a universidade conta com 16 faculdades, e as principais são Belas-Artes, Ciências, Direito, Farmácia, Letras, Medicina, Medicina Dentária, Políticas, Economia e Gestão. Ao todo, 441 cursos são ofertados na universidade, sendo 88 licenciaturas, 214 mestrados, 112 doutoramentos (ou doutorados, no Brasil), além de cursos menores que não conferem grau.

Caso opte por ir para a capital portuguesa estudar, o benefício não é apenas de estar em uma universidade com tradição e respeito acadêmico, mas também conseguir aproveitar algumas facilidades do dia a dia de Lisboa. Por lá, existe uma oferta maior de empregos, e os estudantes brasileiros com visto de estudos pode trabalhar por meio período durante o tempo livre.

Universidade Nova de Lisboa

Universidade Nova de Lisboa

Fazendo um trocadilho com o nome da universidade, apesar de ser a Nova de Lisboa, ela já conta com uma história bastante longa. Foi fundada em 1973 é uma das universidades públicas mais conceituadas de Portugal. Ah, vale dizer que diversas universidades em Portugal são públicas, porém, no exterior, diferente do Brasil, as universidades públicas também são pagas.

A Universidade Nova de Lisboa se coloca como promotora da solidariedade e desenvolvimento sustentável e tem uma base alargada de participação interinstitucional, voltada para a integração das diferentes culturas científicas. Uma das consequências, é que a instituição conta com uma diversidade cultural imensa dentro das salas de aula. Algo que soma muito na experiência dos estudantes.

Quando comparada com as duas primeiras instituições citadas, a Nova pode até ter menos tradição acadêmica, mas com o passar dos anos se tornou referência, não apenas em Portugal, onde costuma figurar entre as 5 melhores universidades do país, como também em todo o continente Europeu, onde figura entre as 50 melhores universidades da Europa. Por fim, conta com diferentes cursos disponíveis, tanto para a graduação, quanto para o mestrado.

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

Estudar na Universidade de Coimbra significa estar nas salas de aula de uma das 20 universidades mais antigas do mundo. Em Portugal, ela foi a primeira universidade do país, e se tornou tanto um símbolo de excelência no ensino, quanto um motivo de orgulho para o povo português. Atualmente, a Universidade conta com um equilíbrio entre o antigo e o novo.

Apesar de ser conhecida por ter um dos ensinos mais rigorosos de Portugal, a universidade avança muito e dialoga bem com soluções tecnológicas. É conhecida por estar entre as instituições de ensino superior que mais estão abertas as tecnologias educacionais, e se tornou referência no assunto dentro do país. Uma outra curiosidade, é que até o início do século XX, a Universidade de Coimbra era a única instituição de ensino superior que lecionava cursos em português no mundo.

Finalmente, falemos um pouco sobre os números da universidade. São mais de 330 cursos, com pouco mais de 25 mil alunos que fazem graduação, mestrado e doutorado. A instituição também é reconhecida por estar ativamente trabalhando em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que, para quem não sabe, são objetivos de mais de uma centena de países (Brasil incluído), a serem alcançados até 2030.

Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro

Por fim, falemos da Universidade de Aveiro. A instituição também é pública, e costuma ser menos conhecida pelos brasileiros, principalmente, por estar em uma região que não costuma ser muito comentada nas rodas de conversa, ao norte da cidade de Coimbra. Além dos seus cursos de Licenciatura, a instituição possui Cursos de Mestrado e de Doutorado.

Hoje, a Universidade de Aveiro é considerada uma das mais inovadoras instituições de ensino do país e é renomada pela qualidade de seus cursos e serviços. A Uni Aveiro é destaque no trabalho desenvolvido junto às empresas e à comunidade em que está inserida, algo que em Portugal, conta muito. Por Aveiro ser uma cidade não tão grande, as ações da universidade na região causam ótimos impactos.

A estrutura que a instituição disponibiliza para seus estudantes impressiona, sendo que os alunos ocupam em torno de 16 alojamentos para morar perto da Universidade. Além disso, tem ao seu dispor, 4 cantinas, onde podem realizar as suas refeições ao longo do dia. Todos os alunos, tanto os portugueses, quanto os estrangeiros, têm livre acesso aos mais diversos ambientes.

E aí, mate! Que tal planejar seu ensino superior em Portugal?

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!

Newsletter

Tudo sobre intercâmbio
cadastre-se para receber novidades sobre intercâmbio